Segundo especialistas, é possível baixar preço dos pedágios no Paraná.

Notícias

Segundo especialistas, é possível baixar preço dos pedágios no Paraná.

"A boa notícia é que, de acordo com especialistas, há várias formas de diminuir o preço das tarifas no estado.


Estadual


   As estratégias para tornar as tarifas dos pedágios mais aceitáveis para os usuários – e menos impactantes para a economia do Paraná – devem estar no centro da discussão do próximo modelo de concessão de rodovias. Depois de duas décadas de reclamações, dificilmente os usuários aceitariam, benevolentes, qualquer proposta que não partisse de valores menores que os praticados atualmente.

   Um dos motivadores nada tem a ver com decisão de governantes. Trata-se do momento econômico e jurídico muito diferente do vivenciado pelo Paraná quando da primeira licitação, em 1997. Outro ponto decisivo é que quanto mais disputa, maior a chance de redução no preço. Nesse sentido, além de abrir concorrência internacional, uma estratégia que tem sido usada em outros lugares e pode ser adotada aqui é permitir a participação de Fundos de Investimentos. Assim, o edital de licitação não estaria atrelado exclusivamente a empreiteiras.

   Outra forma de diminuir o preço é não colocar muitas obras nos primeiros anos de contrato. Se os gastos forem sendo diluídos ao longo da concessão, é possível usar a receita da tarifa para custear as despesas – ao invés de contratar empréstimos. Também é significativo o fato de que, embora algumas rodovias precisem de obras relevantes, como duplicações, a situação do pavimento não está no mesmo nível de precariedade de quando as concessionárias assumiram as estradas, forçando várias despesas iniciais, na época.

   Os atuais contratos de concessão encerram em 2021. Neste meio tempo, muito foi arrecadado e nem tudo o que estava previsto nos contratos foi ou será realizado até lá. 

 

Fonte: Gazata do Povo.


21/09/2018
15:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp