JANEIRO BRANCO: CAMPANHA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL

Notícias

JANEIRO BRANCO: CAMPANHA REFORÇA A IMPORTÂNCIA DA SAÚDE MENTAL

Com o tema “O mundo pede Saúde Mental”, a 9ª edição da campanha do Janeiro Branco faz um alerta sobre a necessidade de tornar cultural a importância da saúde mental e emocional.


Brasil


   O Janeiro Branco é uma campanha criada em 2014 por um grupo de psicólogos de Uberlândia, Minas Gerais, que tem como propósito colocar em destaque e democratizar as informações sobre saúde mental e emocional, além de combater o preconceito relacionado aos transtornos mentais, que geram impactos preocupantes em nossa sociedade. Com o tema “O mundo pede Saúde Mental”, a 9ª edição da campanha do Janeiro Branco faz um alerta sobre a necessidade de tornar cultural a importância da saúde mental e emocional.

   A importância do debate em torno do tema é real, como mostram os dados de pesquisas realizadas em todo o mundo. Um relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) de 2017 apontava que 322 milhões de pessoas em todo o mundo vivem com depressão, a maioria mulheres. E que uma a cada três pessoas convive com distúrbios relacionados à ansiedade. Este mesmo relatório alertava para o fato de o Brasil ser o campeão mundial em casos de ansiedade e o primeiro em ocorrências de depressão da América Latina.

    De acordo com a OMS, diversos fatores podem colocar em risco a saúde da mente dos indivíduos, entre eles: rápidas mudanças sociais, condições de trabalho estressantes, discriminação de gênero, exclusão social, estilo de vida não saudável, violência e violação dos direitos humanos. A promoção da saúde mental envolve ações que permitam às pessoas adotar e manter estilos de vida saudáveis, tendo em vista os principais fatos citados abaixo:

•    A saúde da mente é mais do que a ausência de transtornos mentais;

•    A saúde da mente é uma parte integrante da saúde; na verdade, não há saúde sem saúde mental;

•    A saúde da mente é determinada por uma série de fatores socioeconômicos, biológicos e ambientais;

•    Estratégias e intervenções de saúde pública e intersetoriais são de extrema importância para promover, proteger e restaurar a saúde mental.

 

Fonte EducaMaisBrasil.

 

 


10/01/2022
10:58
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp