PETROBRAS VAI TESTAR NOVO DIESEL EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO

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PETROBRAS VAI TESTAR NOVO DIESEL EM VEÍCULOS DE TRANSPORTE PÚBLICO

Novo combustível Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo e será testado em Curitiba (PR).


Brasil


    A Petrobras e a Vibra começam, neste mês, testes com o novo Diesel R5, com 5% de conteúdo renovável. Três linhas de ônibus operadas pela Auto Viação Redentor, em Curitiba, no Paraná, vão rodar com o novo combustível pelos próximos seis meses.

     O combustível é produzido na Refinaria Getúlio Vargas - Repar.

     No período, serão fornecidos cerca de 120 mil litros do combustível para os ônibus, com o objetivo de avaliar, em situação real, a influência do novo combustível na redução de emissões, no desempenho e na manutenção desses veículos.

    O novo combustível Diesel R5 é produzido a partir do coprocessamento de óleos vegetais ou gordura animal com óleo diesel de petróleo.

    O combustível sai da refinaria com 95% de diesel mineral e 5 % de diesel renovável, também chamado de diesel verde. A Vibra fará a adição obrigatória de 10% de biodiesel e entregará o produto final ao cliente com 15% de conteúdo renovável.

     Estudos preliminares apontam que o diesel renovável reduz cerca de 70 % das emissões de gases de efeito estufa em comparação ao diesel mineral, derivado do petróleo.

    O diesel verde ou renovável é um biocombustível avançado, quimicamente igual ao diesel mineral derivado do petróleo, só que produzido a partir de matérias-primas renováveis, como óleos vegetais, gorduras animais ou até mesmo óleo de cozinha usado.

    “Ele pode ser produzido em unidades dedicadas pelo coprocessamento em unidades de hidrotratamento de óleos vegetais com o diesel de petróleo.  Apesar de ainda não ser usada industrialmente no Brasil, a tecnologia de coprocessamento é amplamente utilizada na Europa e nos Estados Unidos, por se tratar da forma mais rápida e barata de se introduzir o diesel renovável no mercado, já que utiliza as unidades industriais existentes nas refinarias de petróleo.” – explica nota da Pretrobras.

     Na mesma nota, a Petrobrás informa que acredita que o Diesel R5 tem potencial para ampliar a concorrência no mercado de abastecimento de veículos de grande porte, como ônibus, caminhões, tratores e locomotivas.

    “Caso seja aceita, a introdução do novo combustível trará vantagens para o consumidor, na medida em que a adoção do diesel renovável, mais moderno, viabiliza a utilização de teores mais elevados de renováveis nos novos motores a diesel. Além disso, propiciará maior competição entre os biocombustíveis para motores a diesel. A concorrência impulsiona a melhoria de qualidade e redução de custos de ambos os produtos (diesel renovável e biodiesel éster).”

 

 

Fonte: Rede Nacional de Rádio - Brasília


04/01/2022
14:53
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