Primeiro boletim da dengue mostra dez casos em 42 dias no Paraná.

Notícias

Primeiro boletim da dengue mostra dez casos em 42 dias no Paraná.

"Novo ano epidemiológico da saúde do Paraná contabiliza apenas seis casos autóctones.


Estadual


   O primeiro boletim da dengue no novo ano epidemiológico 2018/2019 foi divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. Os dados são do dia 1º de agosto até o dia 11 de setembro. Nestes 42 dias, foram confirmados dez casos da doença no Estado, sendo seis autóctones e quatro importados. Os casos contraídos no Estado, os autóctones, foram em Foz do Iguaçu (2), Matelândia (1), São Miguel do Iguaçu (1), Paranavaía (1) e Rolândia (1). Não há registro de zika ou chikungunya neste boletim.

   Os casos neste período seguem a tendência iniciada em 2016/2017 quando o Estado teve o menor número de casos de dengue na história — foram 870 casos confirmados. Porém, um ano antes, o Paraná bateu o recorde de casos positivos, com  mais de 56 mil ocorrências e 63 mortes em decorrência da doença. No ano epidemiológico de 2017/2018 encerrado em julho passado foram confirmados 992 casos no Estado, o segundo menor na série histórica.

   No Paraná, desde o evento de 2015/2016, foi incluído na campanha de prevenção à doença a vacinação contra a dengue nos 30 municípios com maior índice de infestação, além de uma intensificação nas campanhas de conscientização sobre os cuidados contra a doença.

   As principais recomendações são manter caixas, tonéis e barris de água tampados, colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios; guardar garrafas de vidro ou plástico, mantenha sempre a boca para baixo, entre outras.

 

Fonte: Bem Paraná


19/09/2018
08:24
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp