COMUNIDADE DA REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁ INAUGUROU AGROINDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE LEITE, NA SEXTA-FEIRA (26)

Notícias

COMUNIDADE DA REFORMA AGRÁRIA DO PARANÁ INAUGUROU AGROINDÚSTRIA DE PROCESSAMENTO DE LEITE, NA SEXTA-FEIRA (26)

Empreendimento fica no acampamento Recanto da Natureza, em Laranjeiras do Sul, região centro do estado.


Local


 

Famílias pré-assentadas no acampamento Recanto da Natureza, em Laranjeiras do Sul, região centro do Paraná, inauguraram na sexta-feira 26 de novembro, uma agroindústria de processamento de leite. O empreendimento tem capacidade de processar 600 litros de leite por dia e vai iniciar atendendo as demandas de 28 famílias da própria comunidade e do assentamento Passo Liso, que fica vizinho ao acampamento.

 

De acordo com a coordenadora do acampamento e das iniciativas de processamento e comercialização. Angela da Paixão: “A agroindústria é essencial para o desenvolvimento da comunidade e para o fortalecimento dos produtores que vêm sendo excluídos e discriminados no mercado leiteiro. Ela (agroindústria Recanto da Natureza) vem para incluir as famílias que mais precisam e pra pagar um preço justo por aquilo que os agricultores produzem”.

 

A agricultora explica que a produção iniciará em duas linhas, convencional e orgânica, mas que o objetivo é fazer a transição para industrialização do leite 100% orgânico: “Vamos começar com as duas linhas de produção, mas futuramente, num curto prazo, teremos a agroindústria 100% certificada produzindo somente os produtos orgânicos”, garante Angela.

 

O destino do leite será para comercialização direta com consumidores urbanos, mercados locais, para a rede de comercialização de alimentos da Reforma Agrária Armazéns do Campo, e também para programas institucionais como o de Aquisição de Alimentos (PAA) e o da Alimentação Escolar (PNAE).

Sete famílias já têm certificação agroecológica da produção leiteira, com certificado pela Rede Ecovida.

 

Para transformar o leite in natura em pasteurizado, queijo e outros derivados, a agroindústria conta com um pasteurizador, duas  câmaras frias, um resfriador e uma prensa para embalar os produtos. O empreendimento foi construído, em grande parte, com recursos das próprias famílias, e também com apoio da prefeitura de Laranjeiras do Sul. Já a aquisição dos equipamentos se deu por meio de um projeto do Programa Coopera Paraná da Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento (SEAB).

 

A inauguração ocorreu na manhã da sexta-feira 26 d enovembro, na própria sede da agroindústria, que fica no centro comunitário do acampamento Recanto da Natureza. No ato esteve presente o dirigente nacional do MST Laureci Leal, o prefeito de Laranjeiras do Sul Berto Silva e o vice-prefeito Valdemir Scarpari, secretário de agricultura Gilmar Negretti, presidente da Câmara de Vereadores Carlos Alberto Machado (Magrão)e o vice-presidente Tarso Campigotto, dentre outros representantes do poder legislativo e executivo do município.

 

Também marcaram presença representantes da Cooperativa de Crédito CREHNOR, do Centro de Desenvolvimento Sustentável e Capacitação em Agroecologia (CEAGRO) e da Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS).

 

O ato encerrou com um almoço preparado pela comunidade. Carne de gado, porco e frango, arroz, panificados e diversas hortaliças, foram produzidas pelas famílias da comunidade.

 

Fonte e Fotos: Jaine Amorin

  


29/11/2021
11:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp