SAFRA DE GRÃOS DE VERÃO NO PARANÁ PODE CHEGAR A 25,61 MILHÕES DE TONELADAS

Notícias

SAFRA DE GRÃOS DE VERÃO NO PARANÁ PODE CHEGAR A 25,61 MILHÕES DE TONELADAS

O volume de grãos produzidos pelo Paraná na safra de verão 2021/2022 deve chegar a 25 milhões e 610 mil toneladas, cultivadas em uma área de seis milhões e 200 mil hectares, segundo relatório mensal divulgado pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento.


Brasil


   Caso a expectativa se confirme, a produção será 10% superior à do ciclo 2020/21, em uma área 1% maior. As chuvas um pouco mais regulares na maior parte do Estado permitiram avanço da semeadura das principais culturas, chegando na reta final. Assim, a safra tem perspectivas positivas e grande parte das lavouras está com boas condições, de acordo com o secretário estadual da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara

    O relatório sinaliza que o Paraná deve produzir 20 milhões e 980 mil toneladas de soja, 6% a mais do que no ciclo anterior. Até novembro já foram comercializados cerca de 8% da produção. Nos últimos dias a saca de 60 kg de soja foi comercializada, em média, por 152 reais, aumento de 3% sobre o valor recebido em 2020, mas inferior ao praticado nos últimos meses.

    Já a primeira safra de milho pode ter um aumento de 35% na produção, chegando a quatro milhões e 200 mil toneladas. Embora os preços também tenham apresentado queda nos últimos meses, os valores ainda estão satisfatórios. Na última semana, a saca de 60 kg de milho estava sendo comercializada a 76 reais, 61% maior do que o valor médio do ano passado.

    Dentre as demais culturas, destaque para o feijão, que deve ultrapassar as 276 mil toneladas produzidas, aumento de 7% em relação à safra anterior mesmo com uma área 8% menor. A melhora da produtividade se deve ao clima no mês de novembro, que favoreceu o desenvolvimento da safra. No caso do arroz, as estimativas sinalizam que a produção pode somar 150 mil toneladas nesta safra. Os detalhes sobre a produção destes grãos e de outras culturas, como trigo, cevada e mandioca, podem ser conferidos em agricultura.pr.gov.br.

 

Fonte AEN.


29/11/2021
09:39
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp