MS LANÇA GUIA ALIMENTAR PARA A GESTANTE

Notícias

MS LANÇA GUIA ALIMENTAR PARA A GESTANTE

O objetivo é fornecer subsídios aos profissionais de saúde, para que orientem as gestantes da forma mais adequada.


Brasil


   O ministério da Saúde lançou um complemento específico sobre a alimentação durante a gravidez: o Protocolo de uso do Guia Alimentar para a População Brasileira na orientação alimentar da gestante, disponível online e para download.

   O objetivo é fornecer subsídios aos profissionais de saúde, para que orientem as gestantes da forma mais adequada.

    A Coordenadora Geral de Alimentação e Nutrição, Gisele Bortolini, informa que a recomendação central do guia é dar preferência a alimentos in natura ou minimamente processados e às preparações culinárias ao invés dos ultraprocessados, e seguir com orientações específicas para esse momento da vida, a partir de evidências científicas atualizadas.

    A má alimentação está no topo do?ranking?dos fatores de risco relacionados à carga global de doenças no mundo, sendo o que mais contribui para a mortalidade. A melhoria nas condições alimentares da população pode prevenir uma em cada cinco mortes no mundo.?

   Em 2020, das gestantes acompanhadas na Atenção Primária à Saúde do Sistema Único de Saúde, 51,9% apresentavam excesso de peso (que compreende o sobrepeso e a obesidade); e 76% consumiram algum alimento ultraprocessado no dia anterior da entrevista, segundo o Relatório Público do Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional.

    O guia está disponível no site saúde.gov.br

 

Fonte Rede Nacional de Rádio. 

 

 


17/11/2021
18:30
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp