Dia do Físico

Notícias

Dia do Físico

Hoje, dia 19 de maio, é comemorado o Dia do Físico."


Variedades


 A data se refere ao ano de 1905, quando  Albert Einstein publicou seus quatro artigos que mudaram a Física do século XX (e foi escolhido esse dia devido ao ano da publicação dos trabalhos - 1905 - tendo separados os seus algarismos, formar a data 19/05).


 No primeiro de seus quatro artigos, Einstein propôs a ideia dos "quanta" de luz, o que explicou corretamente o efeito fotoelétrico. No segundo artigo, ele constituiu uma evidencia experimental da existência dos átomos, graças a estatística relacionada com o movimento browniano. O terceiro artigo (um dos mais famosos da história da Física) introduziu o conceito de relatividade restrita; este artigo estabelece uma relação entre os conceitos de tempo e distância, em uma continuidade aos estudos de Lorentz realizados anos antes, ficando mais tarde conhecido como "Teoria da Relatividade Restrita". O último artigo da série introduz o conceito de massa inercial, dando origem a famosa expressão E=mc², sendo conhecido como Teoria da Relatividade Geral.


 Por causa dos Físicos a sociedade contemporânea tem importantes recursos à sua disposição, como: eletricidade, óculos, câmeras, relógios, motores, geladeiras, condicionadores de ar, celulares, aviões, computadores, entre outros.


19/05/2018
10:58
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp