Volvo inicia comercialização no Brasil do primeiro caminhão autônomo do mundo

Notícias

Volvo inicia comercialização no Brasil do primeiro caminhão autônomo do mundo

"Após pouco mais de um ano de testes, a Volvo iniciou as vendas de seu caminhão VM autônomo, o primeiro a funcionar em uma operação real no Brasil.


Brasil


   O primeiro lote de sete caminhões foi vendido para um grupo de Maringá, donos da Usina Santa Teresinha, onde o protótipo do caminhão vinha sendo testado desde maio de 2017.

   Programado para reconhecer as curvas de nível do terreno por um sistema de geolocalização, que ativa a direção, o veículo é capaz de “visualizar” virtualmente as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, com precisão de 2,5 cm. O motorista permanece o tempo todo dentro da cabine e é responsável por levar o caminhão até o início do trajeto e conduzi-lo ao ponto de descarga depois da colheita.

   A montadora já tem outros interessados no VM Autônomo, que por enquanto atende apenas as lavouras de cana-de-açúcar, e que já estão em fase de avaliação do terreno onde os caminhões vão operar.

   A companhia já testa a tecnologia em outros segmentos, como na mineração, em uma mina subterrânea na Suécia, e na coleta de lixo, na Inglaterra. Já existem também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca, como carregadeiras e caminhões articulados.

 

Fonte: Gazeta do Povo


11/09/2018
08:31
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp