O primeiro lote de sete caminhões foi vendido para um grupo de Maringá, donos da Usina Santa Teresinha, onde o protótipo do caminhão vinha sendo testado desde maio de 2017.
Programado para reconhecer as curvas de nível do terreno por um sistema de geolocalização, que ativa a direção, o veículo é capaz de “visualizar” virtualmente as linhas de plantação e seguir sozinho por elas, com precisão de 2,5 cm. O motorista permanece o tempo todo dentro da cabine e é responsável por levar o caminhão até o início do trajeto e conduzi-lo ao ponto de descarga depois da colheita.
A montadora já tem outros interessados no VM Autônomo, que por enquanto atende apenas as lavouras de cana-de-açúcar, e que já estão em fase de avaliação do terreno onde os caminhões vão operar.
A companhia já testa a tecnologia em outros segmentos, como na mineração, em uma mina subterrânea na Suécia, e na coleta de lixo, na Inglaterra. Já existem também protótipos autônomos de ônibus e equipamentos de construção da marca, como carregadeiras e caminhões articulados.
Fonte: Gazeta do Povo