PARANÁ PARTICIPA DA PESQUISA DE PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR COVID-19 NO BRASIL

Notícias

PARANÁ PARTICIPA DA PESQUISA DE PREVALÊNCIA DE INFECÇÃO POR COVID-19 NO BRASIL

Outros 253 municípios e 202 mil 495 voluntários participam do estudo pelo país.


Brasil


    O Paraná está participando da Pesquisa de Prevalência de Infecção por Covid-19 no Brasil, PrevCov, promovida pelo Ministério da Saúde. No Estado, 21 municípios, entre Curitiba e Região Metropolitana, vão participar do estudo que deve envolver mais de oito mil pessoas. Outros 253 municípios e 202 mil 495 voluntários participam do estudo pelo país.

   O objetivo é mapear a transmissão do coronavírus, permitindo que as medidas de prevenção e controle da doença sejam mais efetivas e direcionadas, baseadas em evidências científicas. Os profissionais de saúde vão fazer visitas aos 2 mil 539 domicílios paranaenses selecionados para a coleta de sangue dos participantes para o estudo soroepidemiológico.

   O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, participou de reuniões com representantes do Ministério da Saúde, da Organização Pan-Americana da Saúde e secretários municipais de Curitiba e Região Metropolitana

   De acordo com o secretário, a pesquisa é importante para que seja possível entender a dinâmica do vírus para ajudar nas medidas de prevenção. O estudo é uma iniciativa da Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde em parceria com a Fiocruz, Opas, IBGE, Conass e Conasems.

   Em caso de aceite pelo participante, duas amostras de sangue vão ser coletadas: uma vai ser utilizada para análise e a outra vai ser destinada ao Biobanco nacional, na Fiocruz, no Rio de Janeiro. As coletas de sangue acontecem até o dia 30 de setembro e, em novembro, já se esperam resultados do estudo em todo o território nacional.

 

Fonte AEN

 

 

 

 

 

 

 


13/09/2021
11:27
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp