COPROSSEL INAUGURA EM LARANJEIRAS DO SUL SUA PRIMEIRA USINA FOTOVOLTAICA

Notícias

COPROSSEL INAUGURA EM LARANJEIRAS DO SUL SUA PRIMEIRA USINA FOTOVOLTAICA

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do evento


Local


   A Cooperativa de Produtores de Sementes COPROSSEL, inaugurou na última sexta-feira 10 de setembro, uma das maiores usinas fotovoltaica do Estado do Paraná, que gera energia suficiente para atender quase toda demanda da Unidade de Beneficiamento de Sementes em Laranjeiras do Sul.

   A usina fotovoltaica da Coprossel possui 1.176 módulos de 390 Watts-pico, gerando 54.800 kWh de energia anualmente.
    O investimento da Usina fotovoltaica vai além da economia que vai gerar a cooperativa, pela captação da energia solar, mas é fruto também das ações da Coprossel no quesito SUSTENTABILIDADE.

   Segundo o presidente da Coprossel Paulo Pinto de Oliveira Filho, “Não basta produzir a melhor semente, buscamos ser também sustentáveis”. Os investimentos na área social, ambiental e econômica fazem parte da política desenvolvida da cooperativa.
   A Usina é a materialização do planejamento fundamentada na Sustentabilidade do negócio da Cooperativa. Nesse sentido mais uma vez a Coprossel sai na frente proporcionando sempre o que há de melhor para os cooperados e a região. 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior participou do evento, que faz parte das comemorações de 30 anos da Coprossel, na solenidade, foi lançada a pedra fundamental da nova fábrica de ração para bovinos de corte e leite, com capacidade de produção de 32 mil toneladas por ano, que pode ser expandida para produzir ração para peixe.

   A usina fotovoltaica foi construída junto da Unidade de Beneficiamento de Sementes, e tem por objetivo gerar energia suficiente para atender quase toda a demanda da unidade.
Uma segunda planta deve ser instalada em breve para produzir energia também para a fábrica de rações.

    A iniciativa da Coprossel está alinhada a projetos do Governo do Estado para a geração de energia limpa, como o programa Paraná Energia Rural Renovável, o RenovaParaná, que dá apoio à geração distribuída de energia elétrica a partir de fontes renováveis, como solar, biogás e biometano, em unidades produtivas rurais.

    A fábrica de rações deve ser concluída em março do ano que vem.

   Em seu discurso, o Prefeito Berto Silva, falou da importância da Coprossel para Laranjeiras do Sul e região, e frisou que a Cooperativa, está sendo o condutor do desenvolvimento da região.

   Sediada em Laranjeiras do Sul, a Coprossel conta com 12 unidades, localizadas em Rio Bonito do Iguaçu, Porto Barreiro, Virmond e Nova Laranjeiras. A cooperativa conta atualmente com 1.195 cooperados, a maioria pequenos produtores, e 300 colaboradores, além de ter capacidade instalada de armazenamento de grãos superior a 103 mil toneladas. Com crescimento acima da média, a Coprossel faturou 380 milhões de reais no ano passado e prevê ultrapassar esse valor neste ano. A cooperativa iniciou a construção de uma loja agropecuária para atender toda a região, além de uma nova unidade de armazenamento em Virmond.

 

Fonte – Jornalismo Líder Sul/AEN

 


13/09/2021
11:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp