AGRO LARANJEIRAS, TERÁ INVESTIMENTO DE 400 MILHÕES DE REAIS EM LARANJEIRAS DO SUL

Notícias

AGRO LARANJEIRAS, TERÁ INVESTIMENTO DE 400 MILHÕES DE REAIS EM LARANJEIRAS DO SUL

A nova empresa de desmamados, vai fazer um investimento inicial de 377 milhões de reais no Município


Local


   Na manhã de sexta-feira 10 de setembro, Laranjeiras do Sul recebeu a visita do governador Carlos Massa Ratinho Junior e sua comitiva, em um evento que aconteceu no Cine Teatro Iguassu, foi realizado o ato de lançamento da instalação da “AGRO LARANJEIRAS”, empresa considerada como a maior maternidade de produção de leitão do Brasil, que promete potencializar ainda mais a suinocultura paranaense.

   A nova empresa de desmamados, vai fazer um investimento inicial de 377 milhões de reais no Município, e para impulsionar a industrialização e a criação de postos de trabalho na região, o governador Ratinho Junior, anunciou apoio para o empreendimento, visando a compra do terreno onde a fábrica vai ser instalada, mediante transferência de recursos para a prefeitura de laranjeiras do Sul.

   O projeto vai ser edificado em uma área de 117 alqueires ou aproximadamente 2 milhões e 800 mil metros quadrados.
A administração Municipal, vai executar as obras de infraestrutura para a construção.

    O governador Ratinho Junior destacou que é uma transformação regional, se tratando da maior planta de produção de leitões do Brasil, gerando emprego e renda para a população. A Agro Laranjeiras, vai ser especializada na produção de leitões, que serão criados até os 25 dias de vida, e na sequência, eles vão ser encaminhados para as empresas parceiras, que vão engordar os animais para o abate em frigoríficos.

    A unidade Laranjeirense já possui duas empresas parceiras que vão realizar a segunda parte do processo, a Globoaves e Cooperativa Agroindustrial Lar.
Segundo João Marcel Mulineth, um dos nove acionistas da empresa, a estimativa da Agro Laranjeiras é de produzir 20 mil leitões desmamados por semana, do total de leitões, 500 leitoas vão ser escolhidas para gerar novos animais e ao final do processo, a expectativa é chegar a 4.700 suínos abatidos por dia, durante cinco dias da semana.

    Considerando um peso médio de abate de 125 quilos, vão ser fornecidos aproximadamente 974 mil suínos e 121 milhões de quilos de carne suína por ano. 

O prefeito Berto Silva, destacou que é um projeto que vai alavancar a economia e desenvolver toda a região.

    A nova indústria vai contar com duas unidades produtoras de leitões desmamados, com capacidade de 31 mil e 200 porcas criadoras e um sítio para abrigar as leitoas que aguardam nova fecundação, somando 130 mil metros quadrados de área voltada à produção suína. 

     Além destes espaços, o complexo também vai contar com 70 residências para funcionários; armazém para 200 mil sacas de milho; uma fábrica de ração de 25 toneladas por hora; uma garagem para veículos, máquinas e equipamentos agrícolas; escritório administrativo; refeitório; lavanderia; balança rodoviária e rodolúvio, onde passam os caminhões para a desinfecção obrigatória, no total, são mais de sete mil metros quadrados de área construída.

     A unidade vai fazer a destinação correta de dejetos suínos e vai garantir energia para os suinocultores, sendo que o objetivo da empresa é tratar resíduos orgânicos e gerar energia elétrica limpa, além de propiciar aumento de produção com segurança ambiental e energética.

    O Paraná é o segundo maior produtor de suínos do Brasil. E somente no segundo trimestre de 2021, o setor teve aumento de 10,6%.

    Com os novos status sanitários de área livre de febre aftosa sem vacinação e zona livre independente de peste suína clássica, conquistados recentemente pelo Paraná, a tendência é que o Estado consolide ainda mais a liderança nacional no mercado de carnes.

 

Fonte Dep. Jornalismo Rádio Líder Sul FM


11/09/2021
18:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp