SETEMBRO AMARELO REFORÇA A VALORIZAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE MENTAL

Notícias

SETEMBRO AMARELO REFORÇA A VALORIZAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE MENTAL

Na Praça José Nogueira do Amaral, as atividades serão direcionadas para a população em geral


Saúde


SETEMBRO AMARELO REFORÇA A VALORIZAÇÃO DA VIDA E DA SAÚDE MENTAL

 

No dia 10 de setembro é celebrado mundialmente o dia de prevenção ao suicídio. Em referência a essa data, a campanha Setembro Amarelo, em Laranjeiras do Sul, promoverá ações durante o mês. A Secretaria Municipal de Saúde mobilizou a equipe para, em parceria com diversas instituições, ampliar as discussões e mostrar quais serviços oferecem ajuda. A campanha já ganhou as redes sociais e tem diversas atividades programadas como palestras, encontros, orientações e mobilizações.

 

Em Laranjeiras do Sul, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) possui equipe médica, de enfermagem e multiprofissional e é o órgão responsável por atender pacientes de todas as faixas etárias que apresentam intenso sofrimento psíquico decorrente de transtornos mentais graves e persistentes. O CAPS recebe casos de depressão, sofrimento psicológico grave, ideações ou tentativas de suicídio, transtornos psiquiátricos, mudanças bruscas de comportamento e humor e uso nocivo e/ou dependência de álcool e outras drogas.

 

Entre as atividades que serão desenvolvidas no município, já tivemos no dia 1º de setembro, encontro com os pacientes que realizam tratamento no CAPS. Dias 8, 9 e 10, das 8h30 às 17h, na Praça José Nogueira do Amaral, as atividades serão direcionadas para a população em geral. Na oportunidade, serão orientadas como identificar os sinais e sintomas, como agir e onde procurar ajuda especializada. Quem por lá passar, vai receber um balão e ao estourar, vai receber uma mensagem.

 

INFORMAÇÕES

Onde procurar ajuda?

-Unidades Básicas de saúde

-CAPS – Centro de Atenção Psicossocial

-Disque 188 e converse com o centro de valorização da vida disponível 24 horas.

-Em caso de emergência ligue 192 ou nas Unidades Hospitalares

 

COMO AJUDAR?

-Ouvir a pessoa e falar dos seus sentimentos;

-Evitar julgamento;

-Incentivar a procurar ajuda especializada;

 

 

Fonte – Secretaria Comunicação


04/09/2021
11:17
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp