CONAD CRIA SUBSISTEMA DE ALERTA RÁPIDO SOBRE DROGAS

Notícias

CONAD CRIA SUBSISTEMA DE ALERTA RÁPIDO SOBRE DROGAS

O Conad, Conselho Nacional de Políticas sobre Drogas, criou o Subsistema de Alerta Rápido Sobre Drogas, o SAR.


Brasil


   O mecanismo, implementado em caráter experimental, vai permitir identificar de forma ágil o surgimento de novas substâncias psicoativas em todo o Brasil.

   Segundo o ministro da Justiça e Segurança Pública, Anderson Torres, a identificação rápida da existência dessas novas substâncias vai permitir às forças de segurança um combate mais ágil ao narcotráfico, além de ajudar os profissionais de saúde no tratamento de usuários antes que a situação se agrave.

    O Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas será coordenado pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas e conta com diversos órgãos que vão compartilhar os dados de forma integrada.

    O subsistema será integrado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, Polícia Federal; Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas do Ministério da Cidadania; Receita Federal; Polícias Civis; Perícias Oficiais; unidades especializadas em toxicologia do Sistema Único de Saúde, além de universidades e centros de pesquisa da área de saúde pública e segurança pública.

   O governo federal passará a enviar, aos órgãos do Subsistema de Alerta Rápido sobre Drogas, informações atualizadas e voltadas ao trabalho de policiais, profissionais da saúde, peritos criminais e gestores sobre identificação, aparência, composição química, procedimentos periciais, sintomas e impactos na saúde sobre possíveis novas substâncias psicoativas.

    O SAR também contará com um comitê técnico composto por especialistas nas áreas forense e de saúde das instituições que compõem o sistema.

Fonte Rede Nacional de Rádio.


01/09/2021
14:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp