MS LANÇA AÇÕES PARA AUMENTAR PROCURA POR TRATAMENTOS ANTITABAGISMO

Notícias

MS LANÇA AÇÕES PARA AUMENTAR PROCURA POR TRATAMENTOS ANTITABAGISMO

A redução da busca se explica por diversos fatores combinados, como o incentivo para ficar em casa, fuga de aglomerações, entre outros.


Brasil


   No Dia de Combate ao Fumo, celebrado no último domingo, 29 de agosto, o Ministério da Saúde lançou estratégias para reverter a queda na procura por tratamentos contra o tabagismo no contexto da pandemia da Covid-19. 

   A redução da busca se explica por diversos fatores combinados, como o incentivo para ficar em casa, fuga de aglomerações, entre outros.

   “Comparando o ano de 2020 com 2019, nós tivemos redução nos atendimentos odontológicos, em consultas, aplicação de vacinas, busca ativa, visitas domiciliares. Contudo, nós tivemos aumento de procedimentos em determinados nichos. 

    Especificamente em relação às doenças crônicas não transmissíveis, houve redução de 17% em consultas, mas aumento no número de procedimentos”, analisou a coordenadora-geral de Prevenção de Doenças Crônicas e Controle do Tabagismo do Ministério da Saúde, Jaqueline Misael.

    De acordo com dados coletados pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo, coordenado pelo Inca, Instituto Nacional do Câncer, vinculado ao Ministério da Saúde, a redução de pessoas que buscaram tratamento contra o tabagismo em 2020 foi de 66% em relação ao ano anterior. 

   O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, em vídeo, ressaltou a importância da data para o enfrentamento ao tabagismo e reforçou ações do Governo Federal sobre conscientização e tratamentos disponíveis no Sistema Único de Saúde.

    Entre as medidas adotadas pelo Programa Nacional de Controle do Tabagismo estão os cuidados à distância, com estímulo para uso de ferramentas tecnológicas, como os aplicativos WhatsApp, Zoom, Skype e outros para tele atendimento; capacitação de cerca de 5 mil profissionais de saúde para tratamento ao fumante para fortalecer não apenas a atenção primária, mas também os Centros de Atenção Psicossocial e de Atenção Especializada, além do desenvolvimento de diversos materiais para apoiar a população, os fumantes e as equipes de saúde, como notas técnicas, alertas, infográficos, cards e mini vídeos. 

    No Brasil, o fumo mata, por ano, cerca de 162 mil pessoas e custa mais de R$ 125 bilhões de reais aos cofres públicos em gastos diretos e indiretos com doenças recorrentes provocadas pelo ato de fumar, como o câncer de pulmão, por exemplo. 

    Isso equivale a 23% do que o Brasil gastou, em 2020, com o enfrentamento à Covid-19. O alto custo do tabagismo não inclui os gastos do Sistema Único de Saúde para tratar a dependência de nicotina.


Fonte Rede Nacional de Rádio.


31/08/2021
11:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp