ÚNICA NO PAÍS COM ESTUDO DA PFIZER, TOLEDO DÁ INÍCIO À VACINAÇÃO NA FAIXA DE 12 A 17 ANOS

Notícias

ÚNICA NO PAÍS COM ESTUDO DA PFIZER, TOLEDO DÁ INÍCIO À VACINAÇÃO NA FAIXA DE 12 A 17 ANOS

Uma multidão de rostos jovens lotou o Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel e outros pontos de vacinação de Toledo na manhã desta sexta-feira


Saúde


ÚNICA NO PAÍS COM ESTUDO DA PFIZER, TOLEDO DÁ INÍCIO À VACINAÇÃO NA FAIXA DE 12 A 17 ANOS

 

Única no Brasil, cidade do Oeste paranaense foi escolhida para sediar um estudo observacional da farmacêutica Pfizer, para analisar o comportamento da doença em uma cidade de porte médio com toda a população imunizada, inclusive na faixa dos 12 aos 17 anos. A previsão é que cerca de 15 mil adolescentes sejam vacinados até a terça-feira

 

Uma multidão de rostos jovens lotou o Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel e outros pontos de vacinação de Toledo na manhã desta sexta-feira (27). A cidade do Oeste paranaense iniciou a vacinação de jovens e adolescentes com idade entre 12 e 17 anos, dentro de um estudo observacional da farmacêutica norte-americana Pfizer, que vai analisar como o Sars-CoV-2 se comporta em uma cidade de porte médio com toda a população imunizada, incluindo o público adolescente.

 

A fila ao redor do Centro da Juventude começou cedo, às 5 horas, e uma hora e meia após o início da distribuição, 300 jovens já tinham garantido a sua senha para receber o imunizante. Quando os ponteiros marcavam 8h08, a primeira jovem, Ana Cristina Santim, de 17 anos, recebeu a sua dose. A previsão é que 15 mil pessoas nessa faixa de idade sejam vacinadas até a terça-feira (31).

 

“Eu estou muito feliz e emocionada, achei que demoraria mais para ser vacinada. A pandemia tem sido difícil, sempre fui muito social e saía muito com meus amigos, mas tivemos que abrir mão disso”, contou Ana.

 

“Frente ao cenário pandêmico que estamos vivenciando, uma notícia dessas é de muita alegria. Não sabemos como a doença age em cada organismo, por isso é importante que os adolescentes estejam conscientes e também possam ser vacinados”, completou a mãe da menina, a professora Solane Santim.

 

Mais de meio milhão de vacinas serão distribuídas nesta sexta-feira; envio inclui medicamentos para intubação

A participação de Toledo no estudo – a única cidade no Brasil – foi anunciada na terça-feira (24) em reunião da farmacêutica norte-americana com o governador Carlos Massa Ratinho Junior. Na quarta (25), a cidade recebeu uma remessa exclusiva de 35.173 doses do imunizante, autorizada pelo Ministério da Saúde, para completar a aplicação da primeira dose na população adulta, acima de 18 anos, e iniciar nos adolescentes.

 

“A boa gestão de Toledo na condução da pandemia capacitou a cidade para receber esse estudo científico importante para todo o Brasil, que vai reunir as análises necessárias para entendermos o comportamento do coronavírus na população vacinada”, disse o governador.

 

TOLEDO - Com uma população estimada de 144.601 pessoas, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 96.597 moradores de Toledo foram vacinados, até o momento, com ao menos uma dose – 66,8% do público geral. Os dados são do Vacinômetro do Ministério da Saúde, mas ainda não incluem os imunizantes aplicados no público jovem.

 

A escolha da cidade para o estudo foi definida pela Pfizer e pelo governo federal, e o Governo do Estado apoiou na logística, com o transporte das vacinas de Curitiba para Toledo. A Universidade Federal do Paraná (UFPR), que conta com um câmpus em Toledo voltado para a área médica, também participa da pesquisa.

 

 “Todo esse processo está sendo possível porque houve gestão competente do Governo do Estado na distribuição da vacina, que enviou de forma célere todas as doses disponíveis. Isso contribuiu para que iniciássemos a vacinação rapidamente”, afirmou o prefeito Beto Lunitti. “Nós, como município, seguimos rigorosamente o Plano Nacional de Imunização, as determinações da Secretaria de Estado da Saúde e aquilo que o próprio município estabeleceu em relação às metas de vacinação”, disse.

 

Uma das questões que pesaram na escolha, explicou a secretária municipal de Saúde, Gabriela Kucharski, foi a alta adesão da população à campanha de vacinação. Entre as pessoas que receberam a primeira dose, 98% compareceram na data certa para a aplicação do reforço. Até o momento, um terço dos habitantes da cidade estão completamente imunizados.

 

A cidade, acrescenta, tem características demográficas muito favoráveis a esse tipo de estudo, em vista ao número de habitantes e posição geográfica. “Mas os principais motivos para a escolha foram a presença do câmpus de Medicina da UFPR e a excelência na condução e processo de trabalho relacionados à pandemia, desde o diagnóstico, o atendimento aos pacientes, o cuidado com os dados epidemiológicos, o monitoramento dos pacientes e a vacinação”, destacou a secretária.

 

O município também recebeu nota 100 do Tribunal de Contas do Estado (TCE) no Índice de Transparência da Administração Pública em relação à vacinação. “Temos todo o processo informatizado e fazemos o trabalho com relação ao enfrentamento do coronavírus com excelência e transparência”, afirmou Gabriela. “A adesão da população à vacinação está excelente”, garante.

 

 

 

VACINAÇÃO - Para atender esse público em um curto espaço de tempo – a vacinação deles será feita em seis dias – a Prefeitura de Toledo ampliou os pontos de vacinação e os horários de atendimento, que vão das 8h às 23h, com imunização também no sábado (28) e no domingo (29). São cinco pontos ao todo, quatro exclusivos para a primeira aplicação e um exclusivo para a segunda.

 

Além dos adolescentes, o município continua aplicando na população geral para vacinar todos até terça-feira (31). A imunização da população geral deve ocorrer até o final de outubro para completar o ciclo vacinal. A análise dos dados será feita com toda ou a maioria da população já vacinada com as duas doses.

 

Mahara Gabriele Santana, de 19 anos, recebeu com emoção a sua dose. Ela perdeu a avó recentemente vítima da Covid-19, antes que ela conseguisse ser vacinada. “É uma felicidade grande receber essa dose, mas também uma tristeza pelas pessoas que infelizmente não tiveram essa oportunidade”, disse.

 

“Estou muito emocionada porque perdi minha avó por conta da Covid e até hoje isso mexe comigo, eu sinto muito a falta dela. Então, eu falo para todo mundo: se cuidem, usem máscara, álcool, façam o distanciamento. O calor humano é importante, mas ter quem a gente gosta ao lado é bem mais”, ressaltou a estudante.

 

ESTUDO - Pediatra e infectologista, a diretora do Câmpus de Toledo da UFPR, Cristina de Oliveira Rodrigues, acompanhará a condução do estudo junto com a Pfizer, a Secretaria Municipal de Saúde e outras instituições. Ela salienta que a pesquisa não é clínica, não haverá testes de vacinas nos jovens, mas observacional, para trazer respostas do que acontece no mundo real quando toda a população é imunizada contra o coronavírus.

 

A vacina da Pfizer obteve o registro definitivo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em 23 de fevereiro, sendo a primeira a receber este registro. É também a única, no Brasil, licenciada no Ministério da Saúde para aplicação em adolescentes de 12 a 17 anos.

 

“Nas fases de testes de uma vacina, que já foram feitas, são avaliadas populações controladas, que são vigiadas o tempo todo, respondem questionários semanalmente, com coleta de sangue para avaliar a resposta imune. Essas são as fases preliminares, feitas em três etapas”, explica Cristina.

 

A professora destaca que todas as vacinas em uso no Brasil já passaram por este momento e foram registradas na Anvisa e em várias partes do mundo, inclusive já sendo utilizadas na população adolescente em vários países.

 

A vacinação é a premissa do estudo e as análises começarão a ser feitas quando praticamente toda a população já estiver completamente imunizada. “O que faremos será uma coleta de informações para observar o que vai acontecer nessa população. Vamos avaliar dados posteriores, não estamos testando algum produto”.

 

“Isso inclui o número de casos de Covid, em qual faixa etária, quanto tempos depois da vacina que ocorreram, se foram casos graves ou não, se o indivíduo precisou ser hospitalizado ou não, qual foi o desfecho desse caso, se ele teve sintomas persistentes depois”, ressalta Cristina.

 

Segundo a pesquisadora, são dados importantes que a ciência precisa entender para desenvolver novas estratégias de combate ao coronavírus.“Para chegarmos a isso, as pessoas precisam se imunizar, os adolescentes incluídos”, diz. “Principalmente em um momento em que surgem novas variantes do Sars-CoV-2, precisamos entender como elas vão se comportar em nosso meio, qual a dinâmica do vírus. Toledo vai trazer respostas com relação a isso para o Brasil, é importante termos dados locais para a população brasileira, até para traçar estratégias futuras”, complementa.

 

Confira o cronograma de vacinação do lote especial em Toledo:

 

Sexta-feira, 27/08: 17 e 18 anos ou mais

 

Sábado, 28/08: 15 e 16 anos ou mais

 

Domingo, 29/08: 13 e 14 anos ou mais

 

Segunda-feira, 30/08: 12 anos ou mais

 

Terça-feira, 31/08: repescagem a partir dos 12 anos.

 

Fonte - AEN


27/08/2021
16:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp