BANCO CENTRAL INICIA A SEGUNDA FASE DO OPEN BANKING

Notícias

BANCO CENTRAL INICIA A SEGUNDA FASE DO OPEN BANKING

O Banco Central iniciou a segunda fase do Open Banking no Brasil na última sexta feira dia 13 de agosto.


Brasil


   O Open Banking é uma rede segura de informações dentro do sistema financeiro. O cliente vai construir o seu próprio banco, escolhendo os melhores produtos.

   Nessa nova etapa, os clientes podem solicitar o compartilhamento de dados cadastrais, de informações sobre transações em suas contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados em instituições financeiras. Na primeira fase, foram os bancos que integraram seus dados.

   O compartilhamento ocorre apenas se a pessoa autorizar, sempre para finalidades determinadas e por um prazo específico. E será possível, para o cliente, cancelar essa autorização a qualquer momento, em qualquer das instituições envolvidas.

   O compartilhamento de dados pode ser feito pelo cliente nos canais digitais das instituições financeiras. Serão compartilhadas entre instituições participantes os dados cadastrais, informações sobre transações em contas, cartão de crédito e produtos de crédito contratados. Participam do Open Banking apenas instituições reguladas, autorizadas e supervisionadas pelo Banco Central.

   De acordo com o Banco Central, os benefícios para os clientes é que eles podem receber ofertas de produtos e serviços mais adequados ao seu perfil, a custos mais acessíveis e de forma mais ágil e segura. Também podem surgir soluções mais personalizadas de gestão e de aconselhamento sobre finanças pessoais, por exemplo.



Fonte Rede Nacional de Rádio


17/08/2021
15:38
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp