CHAMA DAS PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO É ACESA E REVEZAMENTO DA TOCHA TEM INÍCIO

Notícias

CHAMA DAS PARALIMPÍADAS DE TÓQUIO É ACESA E REVEZAMENTO DA TOCHA TEM INÍCIO

Fogo símbolo dos Jogos Paralímpicos é aceso nas 43 prefeituras do Japão


Esportes


   O revezamento da tocha das Paralimpíadas de Tóquio começou nesta quinta-feira. Eventos de acendimento da chama marcaram o início dos 13 dias de tour pelo Japão até o início dos Jogos, em 24 de agosto.

   Ao contrário da chama olímpica, que foi acesa na Grécia e o mesmo fogo circulou por todo o Japão, a chama paralímpica vai ser acesa nas 43 prefeituras japonesas. Uma chama também vai ser acesa em Stoke Mandeville, no Reino Unido, considerada o berço do Movimento Paralímpico.

   As celebrações serão realizadas em cada uma das prefeituras anfitriãs de Shizuoka, Chiba, Saitama e Tóquio nos quatro dias seguintes, antes que as chamas de todas as 47 prefeituras sejam reunidas para criar uma única Chama Paralímpica na sexta-feira, 20 de agosto. Este encontro será realizado no Palácio Akasaka, e nos quatro dias seguintes o revezamento percorrerá todos os 62 distritos da capital japonesa.

   No último dia, a chama viajará por Chuo City, Minato City e Hibuya antes de chegar ao Estádio Olímpico para a Cerimônia de Abertura.

   A tocha paralímpica é inspirada na sakura, a flor de cerejeira tradicional do Japão. Ela pesa 1,2 kg e é feita com aproximadamente 30% de alumínio reciclado usado na construção de habitações pré-fabricadas após o Grande Terremoto e o Tsunami do Leste do Japão em 2011.

  O trajeto do revezamento da tocha paralímpica foi reduzido devido às restrições impostas pela Covid-19 no Japão. Segundo o jornal Kyodo News, não estão previstos percursos em vias públicas. Essa medida também estava em vigor em parte do revezamento da tocha olímpica em Tóquio, em julho.

   Os organizadores dizem que o formato do evento continua sob revisão à luz dos possíveis desdobramentos da pandemia. Todos os participantes devem usar máscara. Os espectadores devem fazer o mesmo e permanecer em suas prefeituras para assistir ao revezamento da tocha.

   Após o fim dos Jogos Olímpicos no domingo, 8 de agosto, o Comitê Paralímpico Internacional (IPC) anunciou detalhes do calendário de transição, com destaque para o revezamento da tocha paralímpica.

   O calendário também apresenta datas marcantes, como a abertura da Vila Paralímpica em 17 de agosto. O revezamento da tocha paralímpica acontece desde Seul 1988.



Fonte: GE - https://ge.globo.com/paralimpiadas/noticia/chama-das-paralimpiadas-de-toquio-e-acesa-e-revezamento-da-tocha-tem-inicio.ghtml


12/08/2021
15:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp