Estiagem e geada reduziram em 15% produção de grãos no Paraná

Notícias

Estiagem e geada reduziram em 15% produção de grãos no Paraná

"O resultado da safra 2017/18 dos principais grãos do Paraná teve interferência de fenômenos climáticos.


Estadual


   Os números divulgados pelo Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, que faz o acompanhamento das lavouras em todo o Estado, mostram que na safra 17/18 foram produzidas 35,6 milhões de toneladas de grãos, uma redução de 15% na comparação com a safra anterior, que foi de 41,7 milhões de toneladas.

   O tempo seco e a geada foram fatores determinantes para os resultados da segunda safra, prejudicando principalmente o milho e o feijão. A estiagem de mais de 40 dias que castigou o Paraná nos últimos meses influenciou negativamente a produtividade. A produção final de feijão atingiu 613 mil toneladas, 21% menos que na safra 16/17, e a produção de milho reduziu 31%.

   De acordo com Marcelo Garrido, chefe do Deral, apesar da redução, a perda foi compensada pelos preços melhores. Entre as principais culturas do Paraná, a soja teve resultados positivos, e registrou a segunda maior safra da história do Estado. Já o trigo teve aumento de 33% na produção, em comparação com a safra 16/17. 

 

 

Fonte: Bem Paraná


31/08/2018
09:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp