Semusa desenvolve ações de combate ao fumo, com grupos de ajuda para quem quer largar o vicio

Notícias

Semusa desenvolve ações de combate ao fumo, com grupos de ajuda para quem quer largar o vicio

"O tabagismo é a maior causa evitável de morte do mundo.


Saúde


   Ao todo, cinco milhões de pessoas morrem, por ano, em decorrência de doenças relacionadas ao tabaco. Os dados são da Organização Mundial da Saúde (OMS) que ainda revelam que até 2020, o total de mortes aumentará para dez milhões, sendo que 70% das perdas ocorrerão em países em desenvolvimento. Além de grandes traumas para as famílias que sofrem com o adoecimento e a perda de entes queridos o tabagismo consome uma grande quantidade de recursos públicos no tratamento através do Sistema Único de Saúde.

   Abandonar o vicio não é uma tarefa fácil e para ajudar aqueles que desejam parar de  fumar  a Semusa, a Secretaria Municipal de Saúde de Laranjeiras do sul organiza grupos de apoio com a participação dos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Familia (NASF). As equipes do NASF realizam diversas ações, em grupos de 10 a 15 membros. o trabalho dura 12 meses com cada grupo. No primeiro mês as reuniões são semanais, no segundo mês os encontros são quinzenais e do terceiro em diante as reuniões passam a ser mensais.

   A primeira turma de 2018 encerrou os trabalhos no mês de Julho. A próxima turma já esta sendo formada e tem previsão de inicio para 14 de setembro. O primeiro encontro esta marcado para as 15h na unidade de saúde da Barão. Os interessados em participar devem procurar uma Unidade Básica de Saúde e realizar a inscrição. O único critério é que a pessoa queira realmente parar de fumar. 

 

Fonte: G1

 


30/08/2018
08:11
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp