Correios estendem taxa de despacho a todas as encomendas vindas do exterior

Notícias

Correios estendem taxa de despacho a todas as encomendas vindas do exterior

"A cobrança já vale para encomendas que estão em trânsito e pode ser paga por boleto ou cartão de crédito.


Variedades


   Os Correios anunciaram que a taxa de despacho postal para importações, no valor de R$ 15, será estendida a todas as encomendas que chegarem ao Brasil. Até então, a taxa era cobrada apenas de produtos tributados pela Receita Federal. 

   Para realizar o pagamento, é preciso antes rastrear a encomenda na plataforma dos Correios. O prazo para a entrega das encomendas passa a contar a partir da data da confirmação de pagamento da taxa.

   A justificativa dos Correios para estender a cobrança é “o aumento das importações”. Em dezembro de 2017, os Correios recebiam cerca de 200 mil encomendas por dia somente da China. Segundo a empresa, o valor de R$ 15 representa 25% do valor médio praticado por outros operadores logísticos para a realização de procedimentos similares.

   Essa taxa para produtos importados existe desde 2014, mas até agora era cobrada apenas de encomendas tributadas pela Receita Federal.

   Em comunicado oficial, a empresa esclareceu que o despacho postal não deve ser confundido com tributo ou frete. “O serviço se refere às atividades de suporte ao tratamento aduaneiro realizadas pelo operador postal, como o recebimento dos objetos e inspeção por raio X, formalização da importação no sistema da Receita Federal (quando for o caso), tratamento de eventuais inconformidades, recolhimento e repasse dos impostos à Receita Federal (quando houver tributação), disponibilização de informações ao importador para desembaraço da remessa via internet, entre outras”.

   O valor da taxa de despacho postal é fixo, ou seja, não varia de acordo com o custo das encomendas, o que deve desmotivar as importações de produtos de baixo valor, em especial de lojas chinesas, que vendem quase tudo com frete grátis ou a valores simbólicos. 

 

Fonte: Gazeta do Povo


29/08/2018
08:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp