O Instituto Nacional de Seguro Social alerta que golpistas estão se aproveitando das revisões que o INSS realiza em alguns benefícios para tentar obter dados pessoais dos beneficiários. As abordagens podem ocorrer por carta, e-mail, telefonema ou mensagem de celular.
O INSS orienta que, para evitar cair nesse tipo de golpe, é importante ficar atento às seguintes dicas:
Mantenha sempre atualizados os seus dados de contato, como telefone, e-mail e endereço. Isso deve ser feito pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.
Caso alguém faça qualquer comunicação pedindo dados ou fotos em nome do INSS, não atenda a solicitação, desligue a ligação e bloqueie o contato.
O INSS nunca entra em contato direto com a pessoa para solicitar dados, nem pede o envio de fotos de documentos.
O número do SMS usado pelo INSS para informar os cidadãos é 280-41.
O INSS nunca manda links, nem pede documentos por meio de mensagens de texto.
Sempre que o INSS convoca o cidadão para apresentar documentos, essa convocação fica registrada no Meu INSS e pode ser verificada também pelo telefone 135 - a pessoa deve utilizar apenas os canais oficiais de atendimento para cumprir qualquer solicitação do INSS, seja para agendar um serviço ou entregar algum documento. Esses canais são o aplicativo e site Meu INSS ou as agências da Previdência Social.
Quando alguém liga para o telefone 135 ou é atendido pelo chat humanizado da Helô, o atendente pode pedir algumas informações. Esse é um procedimento de segurança para confirmar a identidade de quem telefonou ou acessou o chat.
Na revisão administrativa, o INSS está notificando os beneficiários apenas por carta enviada para o endereço cadastrado nos sistemas. Se a pessoa não for localizada, a notificação ocorre por publicação no Diário Oficial da União.
Para denunciar tentativas de golpes à Ouvidoria do INSS pela internet, basta acessar o site falabr.cgu.gov.br/ ou usar o telefone 135.
Caso tenha sofrido um golpe, registre um Boletim de Ocorrência e comunique aos órgãos envolvidos, por exemplo, o próprio INSS e o banco em que recebe o benefício, se for o caso.
Fonte Rede Nacional de Rádio