BRASIL MELHORA NO ÍNDICE GLOBAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Notícias

BRASIL MELHORA NO ÍNDICE GLOBAL DE SEGURANÇA CIBERNÉTICA

Nesta quarta edição do levantamento, 193 países foram pesquisados.


Brasil


   O Brasil subiu 53 posições e passou do septuagésimo-primeiro para o décimo-oitavo lugar no Índice Global de Segurança Cibernética 2020, divulgado nesta semana pela União Internacional de Telecomunicações – agência especializada em tecnologias de informação e comunicação da ONU, Organização das Nações Unidas.

    Entre os países da América, o Brasil está na 3ª colocação, atrás somente dos Estados Unidos e do Canadá.
 
    Nesta quarta edição do levantamento, 193 países foram pesquisados.

   O Índice Global da União Internacional de Telecomunicações mede as ações dos países para enfrentar os riscos cibernéticos. É obtido a partir de avaliação de cinco aspectos: medidas jurídicas, técnicas, cooperativas, organizacionais e de capacitação.
 
   O objetivo é aumentar a conscientização sobre os compromissos das nações em relação à cibersegurança, identificar os pontos fortes e as áreas onde são necessárias melhorias, além de compartilhar práticas atualizadas de segurança.

    Para o secretário especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, Caio Mario Paes de Andrade, a posição conquistada pelo país demonstra o compromisso do governo brasileiro de enfrentar e reduzir as ameaças à segurança cibernética, mesmo diante dos desafios enfrentados com a pandemia da Covid-19. O cenário exigiu uma rápida adaptação das atividades cotidianas e dos serviços socioeconômicos para a esfera digital.

    Exemplo dessa adaptação é o aumento do número de serviços disponíveis na plataforma digital do governo federal, o gov.br, que atende cerca de 107 milhões de usuários – cerca de metade da população brasileira. A plataforma oferece, hoje, com segurança, três mil serviços digitais.

    A segurança cibernética faz parte do eixo de Governo Confiável da Estratégia de Governo Digital 2020-2022.


DA REDE NACIONAL DE RÁDIO EM BRASÍLIA


06/07/2021
18:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp