ANVISA ATUA PARA EVITAR FALSIFICAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VACINAS

Notícias

ANVISA ATUA PARA EVITAR FALSIFICAÇÃO E ADULTERAÇÃO DE VACINAS

Desde o início da pandemia, a Anvisa tem colaborado com as autoridades policiais para identificar e atenuar possíveis riscos relacionados à falsificação e à adulteração de vacinas contra a Covid-19.


Brasil


   A situação epidemiológica e a indisponibilidade do produto tem atraído, no Brasil e no mundo, tanto grupos de falsificadores como de outros oportunistas que praticam ações criminosas na área da saúde.

   No Brasil, até o momento, não foram confirmados casos de falsificações, exceto por um episódio isolado, envolvendo uma unidade da vacina CoronaVac. O imunizante foi adulterado de forma grosseira, com a utilização de um frasco original, provavelmente reaproveitado, preenchido com um líquido desconhecido.

    O produto foi identificado como adulterado pela falta de integridade dos dispositivos de segurança e pela coloração distinta do líquido, o que evitou sua utilização.

   A agência também recebeu algumas denúncias relacionadas às vacinas Oxford/AstraZeneca, Sputnik V e EpiVacCorona. Nesses casos, as investigações realizadas pela Anvisa, Polícia Federal, autoridades policiais e sanitárias locais concluíram que eram falsas ofertas de vacina. O objetivo era receber pagamento antecipado de possíveis compradores em contrapartida a unidades de vacina inexistentes.

    Também foi identificada a suposta aplicação da vacina da Pfizer, falsificada em um grupo de empresários da cidade de Belo Horizonte. A Agência entrou em contato com a autoridade sanitária local, que investigou o caso com as autoridades policiais. Uma pessoa se passou por enfermeira e ofereceu a aplicação do imunizane falso a um grupo de empresários. Em vez da vacina, os frascos oferecidos continham soro fisiológico.  

    Em relação às chamadas "vacinas de vento", as denúncias acabaram não sendo enviadas à Anvisa. Essas apurações são feitas na esfera criminal e pelos conselhos profissionais dos responsáveis pela aplicação das doses, como o de Enfermagem.
 
     Para a Anvisa, essas informações indicam um controle eficaz da autenticidade e da qualidade das vacinas.


Fonte Rede Nacional De Rádio

 

 


03/07/2021
16:26
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp