INSS VOLTA A EXIGIR PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS

Notícias

INSS VOLTA A EXIGIR PROVA DE VIDA PARA APOSENTADOS E PENSIONISTAS

De acordo com a lei, a Prova de Vida tem que ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário.


Brasil


   A Prova de Vida dos aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Poder Executivo Federal volta a ser exigida desde ontem quinta-feira, dia 1º de julho, após ter ficado suspensa desde março de 2020 como medida de proteção contra o contágio pela Covid-19.

   Quem não realizou a Prova de Vida em 2020 ou em 2021, desde a suspensão no ano passado, até essa quarta-feira, 30, deverá comprová-la na agência bancária onde recebe o pagamento, ou acessar o aplicativo SouGov.br para consultar sua situação.

    Aqueles que não fizerem a comprovação de vida até o final de julho serão notificados até o dia 10 de agosto, para providenciar a Prova de Vida no prazo de 30 dias, contados do recebimento da notificação.

   O prazo limite para realização da Prova de Vida é 30 de setembro de 2021 para os aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis que não a fizeram durante o período da suspensão da sua exigência.

    O mesmo prazo limite e condições serão aplicados para aqueles que tiveram o pagamento restabelecido por meio de solicitação no módulo de Requerimento do Sigepe, tipo de Documento "Restabelecimento de Pagamento – Covid19”. Os beneficiários que estiverem com o pagamento suspenso também devem fazer a comprovação.

     De acordo com a lei, a Prova de Vida tem que ser feita uma vez por ano, no mês do aniversário.

    Os beneficiários que já têm a biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral ou no Departamento Nacional de Trânsito podem fazer a Prova de Vida Digital, por meio do reconhecimento facial. O serviço está disponível no aplicativo Meu Gov.br.

     Mesmo os beneficiários que fizeram a Prova de Vida presencialmente podem utilizar o aplicativo SouGov.br para consultar sua situação, obter o comprovante e receber notificações para lembrar dos prazos relativos ao processo.


Fonte Rede Nacional de Rádio.

 


02/07/2021
15:12
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp