Paraná lança publicação para proteção de crianças e adolescentes

Notícias

Paraná lança publicação para proteção de crianças e adolescentes


Variedades


 Para fortalecer a rede de proteção de crianças e adolescentes, a Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social lança o caderno orientativo Responsabilidade Compartilhada, direcionado aos diversos profissionais que atuam no enfrentamento de violências. A publicação é a única no país a apresentar conteúdos pedagógicos para a estruturação da rede e para a identificação dos sinais de violências física, sexual e psicológica e de negligência.

 O caderno orientativo reúne informações do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente e também contribui para a elaboração de políticas públicas. Dividido em quatro capítulos, mostra os principais tipos de violência, com seus sinais de alerta e formas de prevenção, e a importância do trabalho conjunto em rede.

 De acordo com a pasta, esta é mais uma estratégia da campanha “Não Engula o Choro”, lançada no início do mês, com materiais para o público infantil. Duas animações, cartazes e cartilhas informam quais as formas de violências contra crianças e adolescentes e estimula a denúncia pelo telefone 181. Com materiais específicos para o público-alvo e a população em geral, a campanha é divulgada em cinemas e nas mídias sociais, além de mobiliário urbano e transporte coletivo em algumas cidades.

 A Rede Paranaense de proteção e enfrentamento a violência é composta pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas), secretarias municipais de assistência e de saúde, conselhos tutelares, conselhos municipais de direitos, entre outros órgãos, que atuam em conjunto para garantir a proteção integral de crianças e adolescentes.


17/05/2018
09:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp