Com Dia D de vacinação, Paraná vacinou pouco mais de 50% das crianças contra o sarampo e paralisia infantil

Notícias

Com Dia D de vacinação, Paraná vacinou pouco mais de 50% das crianças contra o sarampo e paralisia infantil

"Faltando dez dias para o fim da campanha nacional de vacinação contra sarampo e poliomielite.


Saúde


   O Paraná ainda está longe da meta de vacinar pelo menos 95% das crianças com idade entre 12 meses e 5 anos incompletos. Sem uma alta taxa de cobertura vacinal, aumenta o risco de o estado voltar a ter casos de sarampo depois de 18 anos livres da doença. De acordo com o Ministério da Saúde até agora o Paraná havia aplicado pouco mais de 55% das doses previstas de vacina contra pólio e cerca de 54% das vacinas contra sarampo.

   Na opinião do secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Nardi, muitos pais e responsáveis estão se descuidando na hora de vacinar as crianças. Ele alerta que, ao contrário de que algumas pessoas pensam, as duas doenças são graves e podem voltar a fazer vítimas a qualquer momento.

   A alta cobertura vacinal, acima de 95% da população, foi fundamental para que o sarampo fosse controlado no país. Depois do ano 2000, foram registrados apenas casos isolados ou surtos localizados principalmente na Região Nordeste. Os bons resultados do país na imunização contra o sarampo fizeram com que a Organização Mundial da Saúde declarasse o Brasil livre da doença em 2016, conquista que está em risco devido aos novos casos da doença registrados neste ano.

   Segundo especialistas, não existem medidas preventivas contra o sarampo a não ser a vacina. Por isso, sempre que os níveis de cobertura vacinal ficam abaixo do ideal, a vulnerabilidade da população à doença aumenta.

 

Secretaria de Comunicação Social
Setor de Rádio


22/08/2018
09:16
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp