GRUPO FORMADORES EM AÇÃO TEM MAIS DE 15 MIL PROFESSORES INSCRITOS

Notícias

GRUPO FORMADORES EM AÇÃO TEM MAIS DE 15 MIL PROFESSORES INSCRITOS

Projeto auxilia professores da rede estadual com orientações e ensino sobre a prática docente e tem inscrições abertas ao longo de todo o ano.


Estadual


   Número é mais do que o dobro do ano passado, quando foram formadas 464 turmas com 7.234 inscritos. Projeto auxilia professores da rede estadual com orientações e ensino sobre a prática docente e tem inscrições abertas ao longo de todo o ano.

   O grupo de estudos Formadores em Ação iniciou há poucos dias e já está a todo o vapor. Este ano foram mais de 15 mil professores inscritos em 805 turmas. Mais do que o dobro do ano passado. O projeto, que auxilia professores de toda a rede estadual com orientações e ensino sobre a prática docente, tem inscrições abertas ao longo de todo o ano. Em 2020 foram 464 turmas e 7.234 cursistas.

   A professora Solange Froguel, que leciona Geografia no Colégio Estadual da Guarda Mirim do Paraná, foi cursista no ano passado e participa do grupo como formadora em 2021. “A formação em 2020 foi enriquecedora. O grupo vem para unir professores por meio da troca de experiências e ajuda mútua com as dificuldades”, contou.

  A realização das aulas de forma remota foi um dos maiores desafios do ano letivo de 2020. A diversa oferta de ferramentas tecnológicas demandou dos educadores a rápida adaptação e entendimento de como tudo funcionava. Nesse contexto, mais uma vez o Formadores em Ação pode oferecer auxílio aos professores que participaram.

   “O grupo foi um apoio que encontramos para compartilhar nossas dificuldades. Além disso, cada um apresentava uma ideia inovadora e compartilhava com os colegas”, explicou Solange. “Fizemos experiências em conjunto para melhorar nossas práticas e perder a insegurança ao usar as ferramentas tecnológicas, fomos criando nossos caminhos.”

    SOBRE O CURSO – O programa é desenvolvido com base em roteiros de ação elaborados pela Secretaria da Educação e do Esporte e é dividido em jornadas de formação. Cada professor formador orienta um grupo de 12 a 20 cursistas, que desenvolvem as ações propostas e colocam o aprendizado em prática na sala de aula, com os alunos. Podem participar do grupo de estudo todos os professores da rede estadual de ensino que estejam atuando em sala de aula nas disciplinas em que a formação é proposta.

    INSCRIÇÃO – Para os professores que se inscreveram como cursistas até 7 de fevereiro, o início da formação foi em 22 de fevereiro nas disciplinas que já estavam sendo abordadas em 2020: Biologia, Ciências, Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia e Química, respeitando o total de vagas disponíveis para essa oferta.

   Desde 22 de março, houve abertura de novas turmas para as 13 disciplinas e também para pedagogos. Nestas turmas estão os professores que se inscreveram como cursista até dia 04 de março.

   Os professores que ainda não estão participando da formação e desejam entrar como cursistas podem se inscrever por meio de um formulário disponível em https://forms.gle/EQK5xckPMpTs95gG8.

   O professor cursista poderá fazer uso de sua hora-atividade para realização do curso e receber um certificado de 20 horas após o término de cada jornada.

   Para os cursistas, é necessário apenas uma inscrição, com a qual o professor poderá participar de todas as jornadas. Os que iniciaram o grupo desde a primeira jornada vão completar um total de 100 horas de formação. As inscrições seguem de acordo com o calendário:

Inscrição até 11/04 - formação começa em 10/05

Inscrição até 27/06 - formação começa em 26/07

Inscrição até 22/08 - formação começa em 20/09

    Mais informações sobre o Formadores em Ação estão disponíveis no site www.escoladigital.professor.pr.gov.br e também no Edital Número 03/2021 – DG/SEED.

 

Fonte - AEN


31/03/2021
14:33
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp