PROGRAMA DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS NEGRAS E NEGROS É APRESENTADO A INDÚSTRIAS E OUTRAS EMPRESAS

Notícias

PROGRAMA DE INICIAÇÃO PROFISSIONAL PARA JOVENS NEGRAS E NEGROS É APRESENTADO A INDÚSTRIAS E OUTRAS EMPRESAS

Com base nesse contexto e sabendo da importância de promover a diversidade, a inclusão e a equidade racial no mercado de trabalho, o Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba e o CIS, lança o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho.


Estadual


   Apesar de serem maioria entre os brasileiros, representando 54,6% da população, de acordo com dados do IBGE, os pretos e pardos ainda enfrentam muitas dificuldades no mercado de trabalho. Quando se fala em número de trabalhadores formais no Brasil, por exemplo, os brancos são maioria, ocupando 56,5% das vagas, conforme dados do Ministério da Economia, citados no estudo “Rotas Diversidade e Longevidade 2035”, publicado em 2019 pelo Centro de Inovação Sesi em Longevidade e Produtividade (CIS). 

   Com base nesse contexto e sabendo da importância de promover a diversidade, a inclusão e a equidade racial no mercado de trabalho, o Sistema Fiep, por meio do CIFAL Curitiba e o CIS, lança o Programa de Inclusão de Jovens Negras e Negros no Mundo do Trabalho. Na próxima quarta-feira (31), a iniciativa será apresentada, por meio de um encontro online, a indústrias e outras empresas que tenham interesse em aderir ao programa. As inscrições para a reunião virtual devem ser feitas por meio de um formulário online.

    “Por compreender a importância da diversidade nas empresas e considerando o panorama brasileiro, de poucas oportunidades para esses jovens, o Sistema Fiep está implantando o programa para contribuir com a inclusão não só no mercado de trabalho, mas na sociedade como um todo. Com essa iniciativa, o Sistema Fiep pretende atuar em dois eixos: de um lado, oferecendo formação profissional para jovens negras e negros; de outro, desenvolvendo um trabalho de sensibilização junto às empresas, especialmente indústrias”, explica Maria Cristhina Rocha, Gerente Executiva de Projetos Institucionais do Sistema Fiep.

    As empresas que aderirem ao programa receberão capacitação voltada à temática da diversidade, inclusão e equidade racial no mercado de trabalho. O programa é aberto para organizações de qualquer porte e setor, especialmente indústrias. Não é necessário que tenham um programa de aprendizagem estabelecido, porém a legislação brasileira determina que todos os estabelecimentos com pelo menos sete empregados devem ter entre 5% e 15% de seu quadro de funcionários formado por aprendizes.

 

Fonte -  Bem Paraná

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


30/03/2021
15:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp