PARANÁ TEM 33 MUNICÍPIOS ENTRE OS MELHORES NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Notícias

PARANÁ TEM 33 MUNICÍPIOS ENTRE OS MELHORES NO ÍNDICE DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Na classificação geral, o Estado tem oito municípios entre os 100 melhores colocados.


Estadual


   O Paraná tem 33 municípios entre os 200 melhores classificados no Índice de Desenvolvimento Sustentável das Cidades - Brasil. Na classificação geral, o Estado tem oito municípios entre os 100 melhores colocados. O ranking é uma iniciativa do Instituto Cidades Sustentáveis e foi divulgado nesta semana.

    Os 100 municípios que apresentam as melhores pontuações estão nas Regiões Sul e Sudeste do País. A pontuação mede o progresso total para o cumprimento dos 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, ODS, propostos pela Organização das Nações Unidas, a ONU, com 169 metas a serem cumpridas até 2030, a Agenda 2030.

    De acordo com o índice, 94 municípios do Paraná atingiram o ODS 7, de garantir acesso à energia barata, confiável, sustentável e renovável para todos. Ao todo, 110 municípios paranaenses fazem parte do índice. As cidades foram selecionadas de acordo com critérios como: capitais brasileiras, municípios com mais de 200 mil eleitores, signatários do Programa Cidades Sustentáveis e, ainda, todos os biomas do país.

    Para o secretário do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, Márcio Nunes, o monitoramento de indicadores é importante para elencar as prioridades dos governos locais de acordo com os desafios identificados a partir da análise de dados. Segundo Nunes, a reestruturação da secretaria foi importante para caminhar rumo ao cumprimento das metas dos objetivos propostos pela ONU. Curitiba está em primeiro lugar entre as cidades do Estado e na 30ª posição no ranking geral, que aponta dados sobre 770 municípios em todo o país.

 

Fonte AEN

 


26/03/2021
14:56
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp