SEMUSA REFORÇA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

Notícias

SEMUSA REFORÇA IMPORTÂNCIA DO DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA TUBERCULOSE

Ouça a entrevista com Cristian Ricardo Pinto, Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado em Laranjeiras do Sul no player acima.


Local


   A Secretaria de Saúde de Laranjeiras do Sul, está reforçando a importância do diagnóstico e do tratamento da tuberculose.  Nesta quarta-feira, 24, é o Dia Mundial de Combate à Tuberculose.  Trata-se de uma doença que acomete principalmente os pulmões e afeta os mais vulneráveis, biologicamente ou socialmente. Neste momento de pandemia da Covid-19, é importante que a população siga com o tratamento.

    Cristian Ricardo Pinto, Farmacêutico e Coordenador do Serviço de atendimento especializado em Laranjeiras do Sul, fala do tratamento que é feito nos pacientes com Tuberculose.

     Cristian afirma que o principal sintoma da tuberculose é a tosse na forma seca ou produtiva.

    Este ano, de acordo com o Cristian, devido a pandemia nenhuma atividade vai ser realizada. No entanto, ele lembra que o trabalho é feito durante todo o ano.

     Ele relata que Laranjeiras do Sul recebeu em 2020 certificado por ser um dos municípios que mais testa a doença, sempre cumprindo a meta da Secretaria de Estado da Saúde.

    A doença, finaliza Cristian, pode ser prevenida através da vacina BCG além de tratamento gratuito disponível pelo SUS para toda a população.

    Em Laranjeiras do Sul, a Secretaria de Saúde atendia 9 pacientes. Em 2020, 4 receberam alta. Com isso 5 pacientes continuam sendo atendidos pela equipe da Secretaria de Saúde. No entanto, através de estimativa da Semusa, pode haver outros casos que ainda não procuraram auxílio médico.

 

Fonte Prefeitura de Laranjeiras do Sul.


24/03/2021
10:43
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp