NUMA PARCERIA COM TECPAR, LABORATÓRIOS DA SANEPAR SÃO RECONHECIDOS PELA QUALIDADE

Notícias

NUMA PARCERIA COM TECPAR, LABORATÓRIOS DA SANEPAR SÃO RECONHECIDOS PELA QUALIDADE

O Tecpar passou a compartilhar sua ampla experiência oferecendo consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração.


Estadual


   Uma parceria entre o Tecpar, Instituto de Tecnologia do Paraná e a Sanepar resultou na conquista da acreditação de quatro grandes laboratórios de análises de água e esgoto da companhia. As unidades estão localizadas em Curitiba, Londrina, Maringá e Cascavel.

   A acreditação é o reconhecimento oficial junto à Coordenação Geral de Acreditação do Inmetro de que os laboratórios estão operando com sistema de gestão qualidade documentado e tecnicamente competente, de acordo com a norma NBR-ISO 17.025:2017.

    O diretor-presidente do Tecpar, Jorge Callado, destaca que o instituto colocou a expertise de seu corpo técnico à disposição da Sanepar, compartilhando sua longa experiência como instituição acreditada junto a CGCRE em diversos serviços de calibração e ensaios.

   O Tecpar passou a compartilhar sua ampla experiência oferecendo consultoria técnica e treinamentos para acreditação de laboratórios de ensaios e de calibração. O objetivo é orientar a implantação da norma ISO 17025 em estabelecimentos que pretendem obter e ou manter a acreditação junto à CGCRE.

    Neste serviço estão previstas as seguintes etapas: diagnóstico, plano de treinamento, consultoria, auditoria interna, verificação da eficácia e preparo de documentos. Também poderá ser desenvolvida uma lista de serviços de acordo com a necessidade do laboratório. Além dos quatro grandes laboratórios de avaliação de conformidades de água, esgoto, lodo de esgoto, produtos químicos e equipamentos analíticos no Estado, a Sanepar mantém 180 laboratórios descentralizados de água e 20 laboratórios regionais de esgoto.

     Todos são referência no setor de saneamento do Brasil. Bem estruturados, com equipamentos modernos, pessoal capacitado e seguindo requisitos de qualidade, como os da NBR ISO 9001:2015, eles garantem mais confiabilidade nos resultados de milhares de análises de amostras coletadas todos os meses nas 346 cidades atendidas pela Sanepar.

 

Fonte AEN

 


23/03/2021
14:25
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp