SAÚDE REGISTRA MORTE DE MACACO POR FEBRE AMARELA NA RMC

Notícias

SAÚDE REGISTRA MORTE DE MACACO POR FEBRE AMARELA NA RMC

Caso é de Piraquara e mostra que o vírus está circulando na região. Secretaria estadual orientou a 1ª e 2ª regionais da Saúde a intensificarem medidas preventivas, como busca ativa de pessoas não vacinadas.


Estadual


   O boletim quinzenal da Febre Amarela divulgado hoje (17) pela Secretaria da Saúde do Paraná confirma a morte de um macaco (epizootia) contaminado pelo vírus da doença na área da 2ª. Regional de Saúde Metropolitana. O caso foi registrado no município de Piraquara, em área próxima à divisa com a 1ª regional de Saúde de Paranaguá. -  Curitiba, 17/03/2021  - 

   O boletim quinzenal da febre amarela divulgado nesta quarta-feira (17) pela Secretaria de Estado da Saúde confirma a morte de um macaco (epizootia) contaminado pelo vírus da doença na área da 2ª Regional de Saúde Metropolitana. O caso foi registrado no município de Piraquara, em região próxima à divisa com a 1ª regional de Saúde de Paranaguá.

   “A epizootia sinaliza que o vírus está circulando”, alertou o secretário estadual da Saúde, Beto Preto. “A secretaria já orientou as duas Regionais de Saúde para medidas preventivas, como busca ativa de pessoas não vacinadas contra a febre amarela, lembrando que em 2018 o Paraná registrou um óbito provocado pela doença, na região do Litoral, em pessoa não vacinada”.

   Ele também reforçou a importância da vacinação. “Neste momento, em que imunizamos também contra a Covid-19, destacamos que é preciso um intervalo de 15 dias entre as doses das vacinas, mas que todas são necessárias e devem ser recebidas de acordo com protocolos de faixa etária”, ressaltou Beto Preto.

   Informe semanal da dengue registra 605 novos casos

   Investimento na Saúde em 2020 foi maior que nos últimos 10 anos

   MONITORAMENTO – O atual período de monitoramento da febre amarela no Paraná teve início em julho de 2020 e segue até junho deste ano. O Estado registra até o momento 120 notificações de epizootias em 30 municípios, com 17 confirmações. Outras oito notificações seguem em investigação.

   Em relação à febre amarela em humanos, o período não apresenta casos confirmados. Até agora foram 20 notificações, 18 já descartadas e 2 seguem em investigação.

    MACACOS – A Secretaria da Saúde reforça que os macacos não transmitem a febre amarela. Da mesma forma que os humanos eles são contaminados pelo vírus por meio do mosquito transmissor da doença, adoecem e podem morrer vítimas da infecção.

 

Fonte - AEN

 


18/03/2021
09:34
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp