Micro e pequenas empresas do Brasil são as que mais pagam impostos no mundo

Notícias

Micro e pequenas empresas do Brasil são as que mais pagam impostos no mundo

"Pesquisa realizada por uma empresa multinacional britânica de softwares de gestão.


Economia


   Um novo estudo econômico trouxe como resultado algo que os empresários brasileiros já sentem no bolso há muito tempo: quanto menor a empresa, no Brasil, mais imposto é pago proporcionalmente. A pesquisa, feita por uma empresa multinacional britânica de softwares de gestão em parceria com uma consultoria especializada, contou com a participação de três mil empresas em 11 países.

   De acordo com o relatório, microempresas, com até cinco funcionários, pagam cerca de 65% de seu faturamento em impostos. As pequenas (cinco a 19 funcionários) pagam 42%, e as médias (20 a 199), 30%. Entre os 11 países analisados, as microempresas do Brasil são as mais oneradas – e são 10 pontos porcentuais a mais do que as da Espanha, segunda colocada.

   A pesquisa também aponta o quanto a complexidade tributária do país acaba afetando a produtividade das empresas, em especial nas microempresas, com até cinco funcionários. Nestas, 2,6% do trabalho anual dos funcionários é dedicado à contabilidade de tributos e atividades administrativas. Nas médias empresas, o tempo despendido para tais atividades representa 0,2% do total anual. A diferença é de mais de 750%.

   A complexidade do sistema tributário brasileiro, que é de 1966, bem como sua falta de atualização às novas realidades gera confusão e dúvidas em muitos empresários. Este seria um dos principais motivos para o desequilíbrio, segundo especialistas.


Fonte: Gazeta do Povo 


13/08/2018
08:21
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp