Com vacinação, Ministério quer criar barreira sanitária contra sarampo e pólio

Notícias

Com vacinação, Ministério quer criar barreira sanitária contra sarampo e pólio

"Começou no último dia 06 e segue ate o dia 31 deste mês a campanha nacional de vacinação contra o sarampo e a poliomielite.


Saúde


   Diferente de outras edições, a campanha deste ano ganhou importância maior, por causa de surtos das doenças em países próximos ao Brasil e da baixa cobertura vacinal de outras doenças.

   O Dia D da vacinação está agendado para 18 de agosto próximo sábado. A meta do Ministério da Saúde é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças dessa faixa etária e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo, doenças já eliminadas no Brasil.

   Para o Ministério da Saúde, a cobertura vacinal elevada é necessária para manter essas doenças longe do Brasil. A ideia é criar uma barreira sanitária, para que os vírus da pólio e do sarampo não encontrem uma fonte de infecção.

   Apesar de a campanha ter como foco crianças entre 1 a 4 anos e 11 meses, adultos que não estiverem com a caderneta de vacinação em dia também devem se vacinar. Conforme previsto no Calendário Nacional de Vacinação, adultos com até 29 anos que não tiverem completado o esquema na infância devem receber duas doses da Tríplice Viral e adultos com idade entre 30 e 49 anos devem receber uma dose da Tríplice Viral. Em caso de dúvidas é importante comparecer na unidade de saúde mais próxima.


Fonte: Bem Paraná 


13/08/2018
08:14
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp