Prêmio Paraná de Literatura 2018, da Biblioteca Pública do Paraná, tem mil e 800 obras inscritas

Notícias

Prêmio Paraná de Literatura 2018, da Biblioteca Pública do Paraná, tem mil e 800 obras inscritas

"A Biblioteca Pública do Paraná divulgou o número de concorrentes ao Prêmio Paraná de Literatura 2018.


Educação


   Foram enviados 1.852 livros inéditos, divididos em três categorias: Poesia, no Prêmio Helena Kolody, que agrega 797 obras; Romance, do Prêmio Manoel Carlos Karam, com 523 concorrentes e; Contos, que entrega o Prêmio Newton Sampaio a um dos 532 candidatos.

   Os trabalhos foram inscritos pela internet, gratuitamente. Autores de todos os estados do Brasil e do Distrito Federal, além de brasileiros residentes em vários países do Exterior, enviaram trabalhos.

   Como ocorreu em 2017, o número de inscritos neste ano indica um equilíbrio entre escritores jovens e mais velhos: 47% têm até 40 anos e 53% estão acima desta faixa etária. Quanto ao gênero dos concorrentes, o predomínio masculino continua, com 71,5% homens e 28,5% mulheres.

   O resultado do concurso será divulgado até a primeira quinzena de dezembro, e o vencedor de cada categoria recebe 30 mil reais, além de ter a obra publicada pelo selo Biblioteca Paraná, com tiragem de mil exemplares.

   Os premiados também recebem 100 cópias dos próprios livros e podem reeditar os títulos comercialmente. A avaliação será feita por uma comissão julgadora formada por um presidente e nove membros, três em cada categoria. Os integrantes serão anunciados em setembro.


Fonte: AEN-PR


10/08/2018
09:46
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp