10 de Agosto - Dia internacional do Biocombustível

Notícias

10 de Agosto - Dia internacional do Biocombustível

"Os Biocombustíveis são fontes de energia consideradas alternativas, por serem de caráter renovável e apresentarem baixos índices de emissão de poluentes para a atmosfera.


Variedades


   Em geral, essas fontes de energia costumam ser produzidas a partir de produtos agrícolas ou vegetais, como a cana-de-açúcar, o milho, a mamona, entre outras matérias-primas.

   Os principais tipos de biocombustíveis atualmente utilizados são o etanol e o biodiesel. Costumam ser utilizados tanto para a locomoção de veículos quanto para a geração de energia (através de geradores, por exemplo).

   Etanol A fabricação desse combustível acontece, principalmente, a partir da cana-de-açúcar. Tal escolha deve-se, principalmente, à viabilidade do seu plantio, além de atender a interesses econômicos dos grandes produtores nacionais. Apesar disso, o Brasil também é um dos líderes em pesquisas de fontes alternativas de produção de álcool como forma de combustível.

   Biodiesel Enquanto o etanol é utilizado para veículos e equipamentos de motores leves, o Biodiesel é um biocombustível utilizado para caminhões e ônibus. Sua produção e consumo no Brasil avançaram com a criação do Plano Nacional de Produção e Uso do Biodiesel (PNPB), no ano de 2004. Além do Brasil, outras potências mundiais na produção dessa fonte de energia são: Alemanha e Estados Unidos, seguidos por Argentina, França, Japão e alguns outros países.

   A sua fabricação ocorre a partir da transformação de óleos vegetais e gorduras, sendo considerado, assim, uma fonte de energia renovável e com baixos índices de poluição.

 

Fonte: Brasil Escola


10/08/2018
09:41
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp