Paraná confirma casos de gripe em todas as Regionais de Saúde

Notícias

Paraná confirma casos de gripe em todas as Regionais de Saúde

"O vírus da gripe tem presença confirmada em todas as 22 Regionais de Saúde do estado.


Estadual


   A informação consta do último boletim da gripe divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde. O boletim confirma ainda 509 casos da doença, com 77 mortes entre janeiro e julho deste ano.

   De acordo com o chefe da Divisão de Vigilância de Doenças Transmissíveis, Renato Lopes, é preciso monitorar a gripe para identificar o comportamento do vírus no estado e, assim, orientar as ações no combate à doença.

   Monitoramentos semelhantes mapeiam o vírus em todo o mundo e servem, inclusive, para orientar a produção das vacinas que serão usadas nos anos seguintes.

   Através da rede de monitoramento da influenza é possível identificar os vírus em circulação e os locais onde eles estão, além de esboçar um perfil dos grupos mais suscetíveis. No Paraná, a maior parte dos casos de gripe neste ano refere-se à Influenza A(H3) Sazonal, responsável por aproximadamente 55% dos registros. A Influenza A(H1N1), contudo, foi a que mais causou óbitos: foram 38 mortes, quase metade do total

   No caso de sintomas como febre alta acima de 38 graus, dor muscular, dor de garganta, dor de cabeça e tosse, a recomendação é procurar os serviços de saúde para avaliação médica. O tratamento com antiviral específico está disponível nos 399 municípios do estado.

 

Fonte: AEN-PR


09/08/2018
08:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp