DISQUE DENÚNCIA RECEBEU MAIS DE 50 MIL COMUNICADOS EM 2020

Notícias

DISQUE DENÚNCIA RECEBEU MAIS DE 50 MIL COMUNICADOS EM 2020

Segundo a análise do 181, casos de violência contra crianças, contra idosos e contra a mulher também foram crimes que foram denunciados com mais frequência.


Estadual


   O programa Disque Denúncia 181, da Secretaria de Estado da Segurança Pública, recebeu mais de 50 mil e 600 denúncias anônimas em 2020 em todo o Estado. Os dados, divulgados pela Secretaria nesta semana, apontam que o resultado é o maior número de denúncias recebidas pelo programa, em um ano, desde a sua criação, em 2003.

   As informações recebidas pelo programa em 2020 também significam um aumento de 38,9% nas denúncias no comparativo com o ano de 2019. Das situações informadas ao Disque Denúncia 181 durante o ano de 2020, os crimes mais denunciados foram tráfico de drogas, crimes ambientais e maus-tratos a animais domésticos.

   Segundo a análise do 181, casos de violência contra crianças, contra idosos e contra a mulher também foram crimes que foram denunciados com mais frequência.

   O secretário estadual da Segurança Pública, Romulo Marinho Soares, destacou que a contribuição do cidadão com as denúncias sobre práticas criminosas alavancou as apreensões de drogas e armas, além das prisões. Com a pandemia da Covid-19 e a publicação de decretos governamentais com medidas a serem cumpridas pelos cidadãos para conter a propagação da doença, o programa passou a receber informações anônimas de desrespeito às regras de controle do contágio da doença.

   As denúncias podem ser feitas pelo telefone 181 e também pelo site, www.denuncia181.pr.gov.br, de forma totalmente anônima.

   É possível também registrar denúncias relacionadas a homicídios, latrocínio, estelionato, contrabando ou descaminho e de crianças desaparecidas.

   Os profissionais que atuam pelo 181 Disque Denúncia recebem um treinamento específico para o atendimento às pessoas. Durante o ano de 2020, a Secretaria da Segurança Pública lançou campanhas educativas sobre a importância das denúncias anônimas.

   Os materiais das campanhas “Junho Paraná sem Drogas” e “Isso também é problema seu”, que tratou sobre a importância de denunciar violências contra crianças e adolescentes, ainda estão disponíveis no site www.seguranca.pr.gov.br, e nas redes sociais da Secretaria da Segurança.

Fonte AEN

 


06/02/2021
16:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp