No Paraná, 87,20% das famílias estão endividadas e 11,60% não têm condições de quitar débitos

Notícias

No Paraná, 87,20% das famílias estão endividadas e 11,60% não têm condições de quitar débitos

"O endividamento baixou pelo segundo mês consecutivo no Paraná"


Estadual


   A Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor, elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná, aponta que 88,9% das famílias paranaenses estiveram endividadas em julho. No mês anterior, o nível de endividamento no estado era de 89,6%.

   No cenário nacional, o percentual de famílias com dívidas alcançou 59,6% em julho, apresentando a primeira alta registrada em 2018. Apesar da queda em junho e julho, o Paraná continua no primeiro lugar do ranking nacional do endividamento.

   A retomada da economia e a melhora nos números do mercado de trabalho, sobretudo no Paraná, é um fator que favorece o endividamento, porque proporciona poder de crédito, o que motiva a confiança do consumidor, que sente que pode parcelar compras e que poderá honrar esses pagamentos.

   Ainda que os paranaenses sejam os mais endividados do Brasil, a parcela de famílias com contas em atraso baixou nas comparações mensal e anual e ficou em 29% no mês de julho. A inadimplência, que é o atraso superior a 90 dias, também baixou no Paraná, e passou de 39,2% em junho para 38,4% em julho.



Fonte: Bem Paraná 


08/08/2018
08:16