Paraná é o único Estado a produzir soro contra picada de aranha-marrom.

Notícias

Paraná é o único Estado a produzir soro contra picada de aranha-marrom.

"O soro produzido no Paraná é distribuído pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil


Saúde


   O CPPI, Centro de Produção e Pesquisa de Imunobiológicos do Paraná, é o único laboratório do país a produzir soro específico contra acidentes causados por aranhas-marrons, animal peçonhento perigoso cuja picada pode levar à morte. O soro produzido no Paraná é distribuído pelo Ministério da Saúde para todo o Brasil.

   Para manter a produção do soro contra a picada de aranha-marrom e outros animais peçonhentos, incluindo serpentes como as jararacas, o Centro mantém 74 cavalos. O veterinário do Centro, João Carlos Minozzo, confirma que os animais recebem cuidados especiais.

   Após o período produtivo, os animais são realocados para uma área de descanso, onde continuam recebendo cuidados. A produção do soro começa com a coleta das aranhas. Uma equipe especializada do CPPI vai até o local onde podem ser encontrados os animais peçonhentos, geralmente embaixo de telhas, entulhos, quadros, armários, entre outros, e faz a captura. O veterinário Bruno Cesar Antunes afirma que o trabalho dos profissionais é de extrema importância, porque sem a coleta dos aracnídeos não é possível produzir o soro.

   Em média, são retirados seis quilos de sangue de cada cavalo, sendo quatro quilos apenas de plasma. Um quilo de plasma pode produzir de 15 a 17 ampolas de soro, quantidade equivalente ao tratamento de uma pessoa que tenha sofrido acidente de moderado a grave por aranha-marrom. Durante um ano, cada animal produz plasma suficiente para a fabricação de aproximadamente 600 frascos de soro, salvando cerca de 50 pessoas. No ato da picada, na maioria das vezes não há dor. Mas cerca de 12 horas depois ocorre um inchaço na região afetada e febre. As alterações locais mais comuns são dor em queimação, vermelhidão, mancha roxa, inchaço, bolhas, coceira e endurecimento da pele. Outras manifestações podem ocorrer dias após o acidente, como necrose, dor de cabeça, mal-estar geral, náusea e dores pelo corpo. Caso ocorra algum acidente, a vítima deve procurar o quanto antes a Unidade de Saúde mais próxima. Se possível, levar a aranha para auxiliar na rapidez do diagnóstico.

 

 Fonte: Secretaria de Comunicação Social


04/08/2018
10:07
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp