PARANÁ É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO PAÍS.

Notícias

PARANÁ É DESTAQUE NA PRODUÇÃO DE PLANTAS MEDICINAIS NO PAÍS.

O grande destaque é a camomila, com 1.853 hectares distribuídos em 14 municípios.


Estadual


   O Paraná tem a maior tradição na produção de fitoterápicos no Brasil. O Estado possui uma área de 6 mil hectares ocupada com espécies potenciais, medicinais, condimentares e aromáticas, que rendem uma produção anual média de 18 mil e 600 toneladas e uma receita de 88 milhões e 500 mil reais.

   De acordo com o IDR-Paraná, o plantio de plantas medicinais, aromáticas e condimentares gera alta rentabilidade por área, chegando a ser até dez vezes mais lucrativas do que os grãos. Além disso, o cultivo demanda muita mão de obra, o que acaba gerando mais empregos.

   Dados do Departamento de Economia Rural, da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, apontam que 154 municípios paranaenses estão envolvidos na produção das espécies potenciais, medicinais, aromáticas e condimentares, atendidos com assistência técnica do IDR-Paraná.

   O grande destaque é a camomila, com 1.853 hectares distribuídos em 14 municípios. O Paraná se sobressai também como exportador de ginseng brasileiro e óleo essencial de menta japonesa.

   Entretanto, para que as plantas tenham apelo junto a empresas farmacêuticas, a capacitação dos agricultores é fundamental. “É preciso cuidar desde o plantio, passando pela colheita, até o beneficiamento para que não percam os princípios ativos que são de interesse das empresas compradoras. Os mercados de fitoterápicos e de óleos essenciais exigem mais cuidado e, por isso, a importância da assistência técnica”, afirma Laís Gomes Adamuchio de Oliveira, coordenadora estadual de plantas potenciais, medicinais, aromáticas e condimentares do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná – Iapar-Emater explica que

   O Governo do Estado criou o projeto Feito no Paraná, que busca dar mais visibilidade para a produção estadual. Empresas paranaenses interessadas em participar do programa podem se cadastrar no site feitonoparana.pr.gov.br.

 

Fonte AEN

 


07/01/2021
11:09
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp