INEP DIVULGA CRONOGRAMA DO CENSO 2020

Notícias

INEP DIVULGA CRONOGRAMA DO CENSO 2020

O período de cadastro dos recenseadores institucionais será iniciado no dia 26 de janeiro de 2021.


Brasil


   O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o cronograma do Censo da Educação Superior 2020. O calendário com as etapas e atividades foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) do dia 18 de dezembro. 

   De acordo com o documento, os procedimentos deverão ser realizados, pelo Sistema Censup, por todas as instituições de educação superior federais, estaduais, municipais, privadas ou especiais que ofertam cursos de graduação e sequenciais de formação específica.

   O período de cadastro dos recenseadores institucionais será iniciado no dia 26 de janeiro de 2021. Eles são responsáveis por preencher os formulários eletrônicos, verificar e corrigir inconsistências de dados, bem como apurar questionamentos do Inep a respeito das informações declaradas. 

   O cadastramento estará disponível até o dia 31 de março. O Ministério da Educação (MEC) chama atenção para o fato que todos os recenseadores deverão se cadastrar no Censup, mesmo que não haja mudança em relação ao censo de 2019.

   O período de coleta de dados será de 1º de março até 4 de junho. O procedimento é uma atribuição do representante legal da instituição de ensino e do recenseador institucional. Os dois também são responsáveis por conferir e enviar as justificativas dos relatórios de consistência, de 1º de março a 25 de junho. O Inep analisará as justificativas no período de 28 de junho a 23 de julho. Já os ajustes dos dados, de acordo com as orientações da autarquia, deverão ser feitos entre 26 de julho e 19 de agosto.

    O Censo da Educação Superior tem como objetivo oferecer informações detalhadas sobre a situação e as tendências do setor, assim como guiar as políticas públicas de educação. Após a divulgação, os dados passam a figurar como estatísticas oficiais da educação superior. O censo subsidia a formulação, o monitoramento e a avaliação de políticas públicas da educação superior, além de contribuir para o cálculo de indicadores de qualidade, como o Conceito Preliminar de Curso (CPC) e o Índice Geral de Cursos (IGC). 

 

Fonte EducaMaisBrasil.

 

 

 


02/01/2021
15:49
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp