BANDEIRA TARIFÁRIA DE ENERGIA EM JANEIRO DE 2021 SERÁ AMARELA.

Notícias

BANDEIRA TARIFÁRIA DE ENERGIA EM JANEIRO DE 2021 SERÁ AMARELA.

Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias a maior parte da conta de energia dos consumidores e dão cobertura para os custos envolvidos na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica


Brasil


   A bandeira tarifária para janeiro de 2021 será amarela com custo de R$ 1 real e 34 centavos para cada 100 quilowatts-hora consumidos. 

   A previsão hidrológica para janeiro do ano que vem sinaliza elevação das vazões afluentes aos principais reservatórios do Sistema Interligado Nacional), cenário que levou ao incremento no patamar da produção hidrelétrica, com a consequente redução nos custos relacionados ao risco hidrológico e no preço da energia em relação ao mês passado. 

    Esses fatores são as duas variáveis que determinam a cor da bandeira a ser acionada. 

   Criado pela ANEEL, o sistema de bandeiras tarifárias a maior parte da conta de energia dos consumidores e dão cobertura para os custos envolvidos na geração, transmissão e distribuição da energia elétrica, além dos encargos setoriais. As Bandeiras Tarifárias, por sua vez, refletem os custos variáveis da geração de energia elétrica.

   Assim, o consumidor pode adequar o seu consumo de energia nos períodos em que ela estiver mais cara. As bandeiras são divididas em 3 cores: verde, que sinaliza tarifa básica, sem aumentos no preço da energia, e amarela e vermelha, que sinalizam que há aumento na tarifa.

   A Aneel também dá algumas dicas de ações relacionadas ao uso consciente e ao combate ao desperdício de energia.

    Tomar banhos mais curtos e selecionar a temperatura morna no chuveiro elétrico e reduzir o tempo de utilização do aparelho de ar condicionado são algumas orientações, assim como só deixar a porta da geladeira aberta o tempo que for necessário e regular a temperatura interna de acordo com o manual de instruções.

 

Fonte Rede Nacional de rádio.


29/12/2020
10:00
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp