Secretaria da Saúde do Paraná alerta sobre cuidados com hepatites virais

Notícias

Secretaria da Saúde do Paraná alerta sobre cuidados com hepatites virais

"Muitas pessoas podem ter contraído a hepatite sem saber.


Saúde


   O alerta à população é da Secretaria de Estado da Saúde. Segundo dados da OMS, a Organização Mundial da Saúde, para cada caso confirmado de hepatite viral, há outros 19 não diagnosticados. Por tal razão a pasta ressalta a importância do diagnóstico preventivo das hepatites virais.

   As hepatites virais são doenças infecciosas provocadas por vírus que atacam o fígado. Há cinco diferentes vírus que causam hepatites, classificadas pelos tipos A, B e C, sendo os dois últimos os que mais preocupam as autoridades sanitárias, pois são transmitidas através do sangue e secreções.

   Os sintomas das hepatites nem sempre são percebidos. Quando aparecem, podem incluir fadiga, falta de apetite, febre baixa, náuseas, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes esbranquiçadas. O diagnóstico da doença é feito através de exame de sangue. Atualmente, o sistema público de saúde oferece gratuitamente o chamado teste rápido, que em cerca de 20 minutos já possibilita o diagnóstico das hepatites B e C.

   O teste é feito quando há suspeita da doença ou quando a pessoa, mesmo não apresentando nenhum sintoma, foi exposta a alguma situação de risco, como ter feito sexo sem preservativo, compartilhado agulhas e seringas, lâminas e outros materiais cortantes.


Fonte: AEN-PR


02/08/2018
08:10
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp