Verminose afeta 36% da população adulta e mais da metade das crianças no Brasil

Notícias

Verminose afeta 36% da população adulta e mais da metade das crianças no Brasil

"Além da doenças já erradicadas no país, as doenças provocadas por vermes também são uma preocupação no Brasil.


Brasil


   A contaminação tem muito a ver com a falta de condições sanitárias adequadas. Mas também com a desinformação.

   Parasitoses ou verminoses são as doenças mais comuns do mundo, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS). Os casos são mais frequentes onde falta saneamento básico. O problema atinge principalmente as grandes cidades, devido a grande densidade demográfica e falta de tratamento de agua e esgoto para a população mais carente que vive nas periferias ou em áreas de ocupação ilegal, mas também é uma triste realidade em grande parte dos municípios brasileiros.

   Os parasitas podem estar na água contaminada, nas verduras mal lavadas, nos alimentos crus, até nos animais de estimação. No Brasil, elas afetam 36% da população. Isso é mais do que uma em cada três pessoas. E, entre as crianças, mais da metade (55%).

   Nas crianças, de acordo com especialistas, a infecção por verminoses e parasita pode causar déficit de crescimento, dificuldade de aprendizado e de tal forma comprometer o futuro.

   O tratamento em si é simples, porém, muitas pessoas não procuram ajuda médicas porque não reconhece os sintomas.  Os principais são dor de barriga, barriga inchada, enjoos, diarreia, perda de peso. 

   Manter bons hábitos de higiene e limpeza são essenciais para evitar infecções por estes micro organismos. Informação e prevenção é essencial para que isso ocorra, por isso em caso de dúvidas o importante é procurar orientação.

 

Fonte: G1


30/07/2018
08:28
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp