ESTADO LANÇA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA INFANTIL

Notícias

ESTADO LANÇA CAMPANHA CONTRA VIOLÊNCIA INFANTIL

Outro pilar importante para o programa é que a população tenha fácil acesso ao Disque Denúncia 181.


Estadual


    Uma simples atitude pode salvar a vida de uma criança: denunciar, anonimamente crimes de violência infantil, no Disque Denúncia 181, do Governo do Paraná. Para alertar sobre a importância da denúncia, a Secretaria de Estado da Segurança Pública iniciou neste mês de outubro uma campanha com o objetivo de sensibilizar e conscientizar a sociedade quanto à importância de denunciar este crime.

    Entre janeiro e setembro deste ano, 953 pessoas entraram em contato com o 181 e relataram alguma situação de violência infantil em todo o Paraná. O número, maior do que o registrado no mesmo período de 2019 - quando houve 903 denúncias - revela que, em média, três denúncias de violência contra crianças foram feitas por dia no Estado.

    O coordenador do Disque Denúncia 181, capitão da Polícia Militar André Henrique Soares, destacou que as crianças precisam ter a integridade física e psicológica respeitada e garantida.

    O capitão acrescenta que o anonimato do denunciante é a essência do Disque Denúncia 181. As denúncias garantem que os casos possam ser devidamente apurados e as crianças vítimas sejam salvas em tempo, bem como que os agressores sejam presos.

     Conforme a Secretaria da Segurança Pública, o denunciante precisa ter conhecimento sobre as informações do que possa estar acontecendo antes de denunciar. É importante saber informar o local, quem é a vítima, em qual família está acontecendo a irregularidade e ter dados mínimos para que os servidores do Disque Denúncia 181 possam formular a denúncia no sistema.

     Outro pilar importante para o programa é que a população tenha fácil acesso ao Disque Denúncia 181. Seja pela ligação simples e gratuita ao número, ou por alguns cliques no site oficial do Disque Denúncia, o www.181.pr.gov.br, todo e qualquer cidadão, seja qual for a região do Estado, pode dar o primeiro passo em prol de um futuro melhor, efetuando uma denúncia anônima.

    De acordo com o capitão da PM, barulhos incomuns na residência, criança com aparência física e emocional abalada, são alguns dos aspectos que devem ser observados e denunciados, além de quando há conhecimento de agressões, trabalho infantil, e quaisquer tipos de abusos.

    A Secretaria da Segurança Pública iniciou a campanha, estrategicamente, no mês de outubro, no qual é comemorado o Dia das Crianças. Uma série audiovisual com três episódios, apresentados nas mídias digitais da Sesp, aborda dados estatísticos e situações de violência infantil com o objetivo de sensibilizar e empoderar familiares, vizinhos e conhecidos da criança, a denunciar os crimes anonimamente no Disque Denúncia 181.

     O primeiro episódio, “Isso também é problema seu”, já está disponível no site e nas mídias sociais da Secretaria.

Fonte AEN.

 


21/10/2020
15:51
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp