PONTE DA AMIZADE É REABERTA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI

Notícias

PONTE DA AMIZADE É REABERTA NA FRONTEIRA ENTRE BRASIL E PARAGUAI

Nos primeiros 15 dias, há restrição de horário para a entrada no Brasil e apenas veículos poderão entrar, das 5 às 14 horas, com retorno até a meia noite.


Estadual


   A Ponte Internacional da Amizade foi reaberta, na quinta-feira (15) depois de quase sete meses fechada por causa da pandemia. A fronteira liga Cidade do Leste, no Paraguai, e Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná.

   A reabertura foi divulgada pelo governo paraguaio, que divulgou um protocolo sanitário para a travessia de moradores pela ponte. A liberação também foi publicada no diário oficial do governo brasileiro, mas sem muitas restrições.

    O governo federal flexibilizou a norma que restringe a entrada de estrangeiros no País e prorrogou por mais 30 dias a proibição de ingresso de visitantes de quase todas as nacionalidades e apenas por rodovias ou por transporte aquaviário. A medida não alcança o Paraguai, o que permite a reabertura da fronteira com o país vizinho, nem impede o ingresso no Brasil por via aérea ou aquaviária de tripulação marítima para exercício de funções específicas a bordo de embarcação ou plataforma em operação em águas jurisdicionais.

    Nos primeiros 15 dias, há restrição de horário para a entrada no Brasil e apenas veículos poderão entrar, das 5 às 14 horas, com retorno até a meia noite. 

    A ponte é a principal ligação entre as duas nações e antes de seu fechamento recebia tráfego de 40 mil veículos por dia, além de 100 mil pessoas a pé. No dia 21 de setembro, o governo paraguaio aprovou o protocolo sanitário para uma reabertura controlada da fronteira terrestre com o Brasil.

    A renovação da restrição parcial consta de portaria conjunta dos ministérios da Casa Civil, Justiça, Infraestrutura e Saúde publicada em edição extra do Diário Oficial da União.

Fonte Bem Paraná


17/10/2020
09:45
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp