Celular ao volante rende uma multa a cada cinco minutos no Paraná

Notícias

Celular ao volante rende uma multa a cada cinco minutos no Paraná

"A cada cinco minutos, um motorista é flagrado utilizando o celular em rodovias e ruas paranaenses


Estadual


   Segundo informações do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR), entre janeiro e junho deste ano foram emitidas 50.800 autuações desse tipo, com uma média de 278 multas aplicadas por dia ou ainda 12 infrações a cada hora. 

   A boa notícia é que o número de registros, que cresceu em locais como Rio de Janeiro (22,5%), Recife (8%) e Distrito Federal (4,9%), apresentou queda no primeiro semestre no Paraná.

   No ano passado haviam sido 57.275 notificações nos seis primeiros meses do ano, o que aponta para uma queda de 12,5% no número de registros em 2018.

   Os dados apontam que as mudanças no Código de Trânsito Brasileiro (CTB) podem estar tendo um impacto positivo sobre o comportamento dos motoristas. Desde 2016, o CTB passou de média a gravíssima as infrações por uso de celulares. Com isso, o condutor recebe 7 pontos na CNH e paga multa de R$ 293,47.

   Além do rigor maior na punição aos infratores, outra alteração importante no CTB é que agora tanto faz se o condutor está fazendo uma ligação ou não, basta estar segurando o celular para ser autuado – e mesmo se estiver parado no semáforo. É que se há 20 anos o risco era de o motorista fazer ou atender uma ligação enquanto dirigia, hoje as possibilidades de distração são diversas, já que os celulares oferecem acesso a diversas outras funcionalidades, como as redes sociais.

   Nesse sentido, uma pesquisa da Cesvi Brasil indica que o condutor fica em média três seguros sem olhar para a via quando usa o aparelho celular. Embora pareça pouco, esse tempo é suficiente para causar acidentes graves, pois os motoristas não percebem a mudança repentina dos semáforos, freada mais brusca do carro à frente ou até mesmo invadem a faixa ao lado.

 

 

 

Fonte: Bem Paraná


27/07/2018
08:23
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp