PARANÁ INTENSIFICA AÇÕES PARA PROTEÇÃO DA FAUNA SILVESTRE

Notícias

PARANÁ INTENSIFICA AÇÕES PARA PROTEÇÃO DA FAUNA SILVESTRE

Não é indicado se aproximar dos animais, nem tentar imobilizá-los sem a ajuda de profissionais.


Estadual


    A preservação da fauna silvestre é um dos focos das políticas públicas do Paraná na área do meio ambiente. Já foi investido cerca de 1 milhão de reais em um conjunto de ações para a gestão e conservação de espécies do bioma paranaense e na educação ambiental.

    Ações voltadas aos animais silvestres no Estado foram apresentadas durante live no canal da Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo no Youtube.

    De acordo com o secretário da pasta, Márcio Nunes, o conceito de meio ambiente envolve tudo o que se refere sobre a vida na terra, e a fauna silvestre ganhou uma fonte de recursos própria para que as atividades não sejam pontuais. Além de criar Centros de Apoio à Fauna Silvestre, os chamados Cafs, foram contratados mais profissionais e capacitação para oferecer qualidade nesse atendimento. São investimentos que vão ficar, independente da gestão estadual, disse Márcio Nunes.

    Atualmente existe um Cafs com sede em Curitiba e outros quatro foram autorizados no Interior do Estado. O objetivo é oferecer atendimento regional, sem a necessidade de transportar os animais vítimas de crimes como maus-tratos, comércio ilegal, tráfico e cativeiro irregular até a Capital para o tratamento médico veterinário.

    A gestão da fauna silvestre é de competência do IAT, Instituto Água e Terra, órgão vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e realizado em parceria com os municípios.

   Ao se deparar com animais silvestres em situação de risco, tanto para o animal quanto para as pessoas, a orientação é acionar o Batalhão de Polícia Ambiental - Força Verde pelo telefone 180, ou o escritório regional do IAT mais próximo. Não é indicado se aproximar dos animais, nem tentar imobilizá-los sem a ajuda de profissionais.

 

Fonte AEN


09/10/2020
15:29
Compartilhar no Facebook

Compartilhar no Whatsapp